Brasília (DF) – O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu autorização nesta sexta-feira (8) para que o ex-presidente do Banco Regional de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, seja transferido para a carceragem do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, unidade popularmente conhecida como Papudinha.
A decisão ocorre em um momento estratégico, enquanto a defesa de Costa mantém tratativas avançadas para a formalização de um acordo de delação premiada com a Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República (PGR). Anteriormente, o executivo estava detido no Complexo Penitenciário da Papuda, onde o STF já havia mantido sua prisão preventiva por unanimidade.
Estrutura diferenciada e contexto da operação
A unidade para onde o ex-presidente será levado oferece um regime de custódia mais brando, contando com instalações que incluem quartos sem grades, áreas comuns de convivência e espaços abertos. O local é tradicionalmente reservado a presos com prerrogativas especiais, como advogados, magistrados e agentes de segurança, tendo abrigado figuras de destaque no cenário político nacional.
Paulo Henrique Costa foi detido em 16 de abril, durante a quarta fase da Operação Compliance Zero. As investigações da Polícia Federal apontam para um suposto esquema de propina de R$ 146,5 milhões — que seriam pagos por meio de imóveis — envolvendo fraudes no Banco Master e uma controversa tentativa de aquisição da instituição pelo BRB. A defesa do ex-presidente nega veementemente todas as irregularidades atribuídas a ele.









