A Assembleia Legislativa do Espírito Santo aprovou, nesta quarta-feira (19), seis projetos de lei, com destaque para propostas voltadas à inclusão. Entre elas, o Projeto de Lei (PL) 99/2023, de autoria do deputado Denninho Silva (União), que garante atendimento prioritário a pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) em hospitais e unidades de saúde da rede pública estadual.
Durante a discussão da matéria, Denninho destacou as dificuldades enfrentadas pelos pacientes. “Quem tem lúpus sabe o sofrimento que essa doença causa. Estamos propondo essa prioridade no atendimento porque essas pessoas não conseguem ficar em pé por longos períodos, e, ao esperar horas por assistência, se sentem desamparadas e discriminadas”, afirmou o parlamentar.
Além disso, o deputado ressaltou os desafios no mercado de trabalho. “Sabemos que muitas empresas evitam contratar essas pessoas, pois, em diversos momentos, elas ficam acamadas devido às dores intensas. Isso impacta principalmente as mulheres, que sofrem diariamente com essa doença”, concluiu.