São Paulo (SP) – O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), denunciou ter sido alvo de uma grave ameaça de morte durante esta segunda-feira (18). O episódio ocorreu em um aeroporto de São Paulo, quando uma funcionária de uma companhia aérea, ao identificar o nome do magistrado em seu cartão de embarque, manifestou hostilidade direta contra ele na presença de um agente da polícia judicial.
De acordo com o relato publicado pelo ministro, a funcionária afirmou inicialmente que teria a “vontade de xingá-lo”. Na sequência, a mulher teria se corrigido com uma declaração ainda mais alarmante: disse que seria “melhor matar do que xingar”. Dino pontuou que, como não possui qualquer relação pessoal com a profissional, a agressividade é um reflexo direto de sua atuação à frente do STF.
Diante do ocorrido, o ministro defendeu que as empresas adotem campanhas de educação cívica, especialmente com a proximidade das eleições. Segundo ele, é inaceitável que o cidadão tema por sua segurança ao consumir um serviço. O presidente do STF, ministro Edson Fachin, também se manifestou em nota oficial. Ele condenou a intimidação, reforçando que a divergência de ideias não pode justificar o ódio ou a violência, e clamou pelo restabelecimento da civilidade e do respeito mútuo no debate público brasileiro, conforme reportou o Feed Editoria.










