Com recorrentes reclamações de moradores de Brejetuba, os vereadores, prefeito e vice-prefeito da cidade acionaram o deputado estadual Marcelo Santos em busca de investimentos e soluções para acabar com o problema de falta de água e deficiência nos serviços de coleta e tratamento de esgoto no município.
O parlamentar acionou a Cesan e, em reunião nesta quinta-feira (14), representantes da companhia anunciaram investimentos de quase R$ 22 milhões para melhorar o serviço.
O contrato entre o município e a Companhia para os serviços de fornecimento de água tratada, coleta e tratamento de esgoto foi realizado em 2018 e tem vigência por 30 anos. De acordo com representantes da estatal, a oferta de água já cobre 100% das residências, mas o serviço de esgoto ainda patina.
“Essa é uma questão urgente. Tem sempre um morador ligando para a gente falando que está sem água na torneira”, reclamou o vereador Leandro Santana.

Responsável por reunir Governo do Estado, prefeitura e vereadores, o deputado Marcelo Santos destacou a união para a solução de problemas. “Esta reunião e a solução deste problema de Brejetuba demonstra como a união nos rende bons resultados. Assim que soubemos dos problemas, contatamos a Cesan e hoje temos condição de ter boas notícias como essas”, comemorou o parlamentar.
Paulo Junior, assessor da presidência da Companhia, se comprometeu a fazer um novo encontro, no município, para conversar com a comunidade e apresentar o planejamento que pretende investir cerca de R$ 22 milhões até 2025. “Temos nossas obrigações contratuais, mas estamos fazendo questão de conversar com a cidade e trabalhar nas prioridades dos moradores, acelerando nosso planejamento, atendendo o pedido do deputado Marcelo, parceiro de Brejetuba”, explicou.
Para que a estatal consiga trabalhar no suporte às falhas, Junior pediu que o usuário que presencie vazamentos ou falta de água, ligue para o telefone 115. “É importante que a população registre as falhas que presenciam no dia a dia através do telefone 115 da Cesan. Assim, teremos a real noção do que o sistema está apresentando. De acordo com nossos registros, em pouco mais de um mês, foram apenas sete chamadas.”
Os representantes da Cesan garantiram que todos os processos de contratação para as obras de ampliação do sistema de serviços em Brejetuba já estão em andamento e que, já em 2022, terão início às obras.