Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) desta terça-feira (10), o deputado Coronel Weliton (PRD) alertou sobre a possibilidade de reajuste nas tarifas de água e esgoto cobradas pela Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan). O parlamentar destacou a necessidade de atenção e transparência no processo que está sendo conduzido pela Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp).
Segundo Weliton, a Arsp abriu uma consulta pública no último dia 6 de junho, que segue até o dia 16 deste mês, para colher sugestões e manifestações da sociedade a respeito do possível reajuste. O deputado afirmou que irá acompanhar de perto todo o processo e cobrou sensibilidade social por parte do poder público.
“O serviço de esgotamento sanitário é essencial para a saúde pública e a preservação do meio ambiente, mas o povo capixaba está sofrendo com o acúmulo de aumentos em diversas áreas. Temos recebido muitas reclamações de que a água não está sendo devidamente tratada em vários municípios”, declarou o parlamentar.
Coronel Weliton também criticou a possibilidade de um aumento injustificado nas tarifas e pediu ampla divulgação da consulta pública, para garantir a participação popular. “A população precisa estar informada e ter a oportunidade de se manifestar. Não aceitaremos reajustes que não sejam justos e que desconsiderem a realidade financeira das famílias capixabas”, reforçou.
O parlamentar defendeu ainda que os princípios da tarifa justa devem nortear a prestação dos serviços públicos essenciais e pediu que a Arsp atue com responsabilidade, justiça e transparência ao avaliar o tema.