São Paulo (SP) – Mais de 114,5 mil urnas eletrônicas no estado de São Paulo começaram a ser preparadas nesta quarta-feira (23) para o primeiro turno das eleições deste ano, marcado para o dia 4 de outubro. Somente na capital paulista, mais de 28 mil máquinas serão utilizadas no pleito.
Uma cerimônia pública na primeira zona eleitoral da capital marcou o início da inserção das informações oficiais nas máquinas, como dados do eleitorado, seções eleitorais e candidaturas. Naquela zona específica, por exemplo, existem 449 seções e serão preparadas 505 urnas eletrônicas. O excedente serve para substituição em eventuais situações de emergência durante a votação.
O tribunal estabeleceu o dia 2 de outubro, uma sexta-feira e antevéspera do pleito, como prazo limite para a conclusão de toda essa preparação nos cartórios. O procedimento começa com a geração das mídias — dispositivos semelhantes a pen drives que armazenam os sistemas eleitorais e os registros de candidatos e eleitores.
Na sequência, esses dados são inseridos nas máquinas correspondentes a cada seção. As urnas chegam aos cartórios completamente vazias e passam por testes de funcionamento antes de receberem os lacres de segurança. Também é realizada uma verificação por amostragem para atestar a integridade dos sistemas.
Os equipamentos lacrados recebem identificação por município, local de votação e seção eleitoral, sendo armazenados em caixas assinadas por autoridades como juízes eleitorais, promotores e representantes de partidos e coligações. A distribuição para os locais de votação ocorre na véspera da eleição.
O presidente do tribunal regional no estado, José Antonio Encinas Manfré, destacou a solidez do modelo brasileiro e afirmou que o eleitor pode votar com serenidade, pois todas as providências foram tomadas para garantir a confiabilidade da votação.
No dia 4 de outubro, os eleitores vão escolher os candidatos para presidente da República, governador, senadores, deputado federal e deputado estadual ou distrital.













