A campanha de vacinação contra a gripe, iniciada no último dia 7 de abril no Espírito Santo, tem registrado baixa adesão da população. De acordo com dados da Secretaria da Saúde (Sesa), até a última quinta-feira (24), apenas 263.196 doses foram aplicadas, o que representa uma cobertura de 17,57% dos grupos que possuem metas de imunização.
A vacina contra a Influenza, antes ofertada apenas em campanhas anuais, passou a integrar o Calendário Nacional de Vacinação a partir deste ano. Agora, ela é aplicada de forma rotineira em crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos com 60 anos ou mais e gestantes – públicos que possuem meta de cobertura vacinal de 90%.
No total, 187.717 doses foram aplicadas dentro da rotina, em um universo de mais de 1 milhão de pessoas aptas a receber a vacina. Já no grupo considerado especial, 75.479 doses foram aplicadas, com uma população-alvo estimada em 649.658 pessoas.
Fazem parte do grupo especial trabalhadores da saúde, puérperas, professores, indígenas, pessoas em situação de rua, profissionais da segurança e das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, funcionários dos Correios, sistema prisional e população privada de liberdade, incluindo jovens sob medidas socioeducativas.
A Sesa alerta para a importância da vacinação, especialmente com a chegada das temperaturas mais baixas. A vacina é segura e considerada a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações, como pneumonias e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que podem evoluir para casos fatais.
A recomendação é que quem pertence aos grupos prioritários procure uma sala de vacinação e atualize a caderneta.