Vila Velha (ES) – O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, cumpre agenda obrigatória na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na próxima terça-feira (19). A partir das 10h, o dirigente participa de audiência pública para apresentar o relatório semestral de atividades da autarquia, conforme exige o regimento interno do Senado. A expectativa é que o encontro ganhe tom de cobrança, especialmente sobre a atuação do BC no caso do Banco Master — um tema que já provocou embates em outras instâncias, como na CPI do Crime Organizado.
O senador Renan Calheiros (MDB-AL), que preside o colegiado, já adiantou que a presença de Galípolo é decisiva para esclarecer pontos nebulosos sobre a crise da instituição financeira. Logo após os questionamentos ao presidente do BC, a comissão muda o foco para o agronegócio. Os parlamentares devem votar o PL 5.122/2023, que destina verbas do Fundo do Pré-Sal para financiar produtores rurais. O relator, Renan Calheiros, propôs alterações no texto original do governo, ampliando o alcance do benefício que, inicialmente, estava restrito apenas a atingidos por desastres climáticos.
O cidadão pode acompanhar e participar ativamente da sessão. Perguntas e comentários são aceitos por meio do portal e-Cidadania ou pelo telefone da Ouvidoria (0800 061 2211), sendo que as mensagens podem ser lidas e debatidas ao vivo pelos senadores. O Senado também emite declarações de participação para fins acadêmicos, incentivando o uso do portal não apenas para este evento, mas como uma ferramenta contínua para quem deseja opinar sobre projetos ou sugerir novas legislações.










