O Governo do Estado, por meio da Cesan, inaugurou a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Araçás, em Vila Velha, tornando-a a maior e mais moderna do Espírito Santo. Com investimento de R$ 215 milhões, a capacidade da estação aumentou de 400 para 900 litros por segundo, beneficiando mais de 580 mil pessoas.
A solenidade ocorreu nesta sexta-feira (21) com a presença do governador Renato Casagrande, do presidente da Cesan, Munir Abud, do prefeito Arnaldinho Borgo e demais autoridades.
A nova ETE adota tecnologia avançada, incluindo um sistema de desinfecção ultravioleta e um processo preliminar alemão, garantindo eficiência e mínimo impacto ambiental. Além de melhorar a saúde pública e preservar o meio ambiente, a obra impulsiona o desenvolvimento econômico e a expansão do saneamento na cidade.
Segundo o governador Casagrande, até 2025, Vila Velha terá mais de 90% do esgoto coletado e tratado. A estação devolve efluentes ao Rio Jucu com qualidade superior à exigida e utiliza gás do esgoto para secagem de resíduos, reduzindo custos e odores. A ampliação durou 32 meses e gerou 300 empregos diretos.
“A nova estação prepara Vila Velha para o crescimento populacional e o desenvolvimento sustentável, minimizando o consumo de energia e a geração de resíduos”, destacou Munir Abud, presidente da Cesan.
Participaram do evento os deputados Dr. Victor Linhalis, Mazinho dos Anjos e Janete de Sá, além de secretários estaduais.