A cafeicultura, um dos pilares da economia do Espírito Santo, poderá ganhar espaço no currículo das escolas da rede estadual. É o que propõe o Projeto de Lei (PL) 243/2025, apresentado pelo deputado Alcântaro Filho (Republicanos), que sugere a inclusão do tema da cadeia produtiva do café no conteúdo pedagógico das unidades escolares capixabas.
De acordo com o parlamentar, o objetivo é promover uma abordagem interdisciplinar, que envolva diferentes áreas do conhecimento para tratar não apenas dos aspectos econômicos da produção cafeeira, mas também de seus valores históricos, culturais e sociais. O projeto destaca a relevância dos pequenos produtores, das comunidades tradicionais e das práticas agrícolas sustentáveis como elementos fundamentais para a identidade capixaba.
“O presente projeto de lei visa suprir uma lacuna no ensino, aproximando os jovens da principal atividade econômica do estado e reforçando o café capixaba como patrimônio cultural, econômico e histórico”, afirma Alcântaro Filho na justificativa.
O PL determina que caberá à Secretaria de Estado da Educação (Sedu) a responsabilidade de implementar a proposta. Isso inclui a capacitação dos professores, elaboração de material didático, e a promoção de visitas técnicas e atividades práticas em propriedades rurais, cooperativas e centros de pesquisa relacionados à cafeicultura.
A proposta busca integrar o ensino formal com a realidade local, fortalecendo o vínculo dos estudantes com o território onde vivem. “Ao investir no conhecimento e valorização das cadeias produtivas regionais, estamos preparando uma geração mais consciente, engajada e capacitada para os desafios do futuro”, reforça o texto da justificativa.
O projeto ainda será analisado pelas comissões de Justiça, Educação, Agricultura e Finanças antes de seguir para votação em plenário.