Paris, França – A Justiça francesa reverteu, nesta quinta-feira (21), a absolvição anterior das empresas Air France e Airbus, responsabilizando ambas pelo acidente com o voo AF447. A tragédia, ocorrida em 1º de junho de 2009, resultou na morte de 228 pessoas — entre elas, 58 brasileiros — enquanto a aeronave fazia a rota entre o Rio de Janeiro e Paris.
Embora uma decisão de primeira instância, em abril de 2023, tenha livrado as companhias de acusações criminais, o Ministério Público francês recorreu da sentença. A Corte de Apelações de Paris acolheu o pedido e condenou as empresas por homicídio culposo, decorrente de negligência e imprudência. Cada companhia deverá pagar uma multa de 225 mil euros, valor aproximado de R$ 1,3 milhão.
Para Maarten Van Sluys, vice-presidente da associação de familiares das vítimas, o veredito traz um alívio tardio. “Temos a sensação de que a justiça foi feita”, desabafou o consultor, que perdeu a irmã no desastre. Para ele, a condenação vai além do valor financeiro das multas: trata-se de um reconhecimento oficial da culpa das empresas, embora a expectativa seja de novos recursos por parte das rés.






