A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) deflagrou, na última sexta-feira (19), a Operação Sicário VI, no município de Cariacica. Cerca de 80 policiais civis participaram da ação, que teve como objetivo o cumprimento de nove mandados de prisão e 31 mandados de busca e apreensão. Ao todo, nove pessoas foram presas e uma motocicleta e diversas drogas foram apreendidas.
A ação nos bairros Porto Novo (Morro do Quiabo), Aparecida, Presidente Médice e Porto de Santana foi realizada por meio da Superintendência de Polícia Especializada (SPE), do Centro de Inteligência e Análise Telemática (CIAT) e da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cariacica. Os alvos eram suspeitos dos crimes de homicídio e tráfico de drogas.
Durante as buscas, foi apreendida uma porção grande haxixe, além de nove unidades da mesma droga, um pedaço de maconha, 50 buchas de maconha, cinco porções de maconha, 43 pinos de cocaína, 32 pedras de crack, um caderno com anotações sobre tráfico, material para embalo de entorpecentes, oito cartuchos de calibre .40, R$ 903,00 em espécie e uma motocicleta.
A última fase da Operação Sicário ocorreu no dia 22 de março de 2023. Na ocasião, foram cumpridos 40 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão em bairros das cidades de Vitória, Serra, Vila Velha e Cariacica. Além disso, foram encontrados cerca de 30 mil reais em espécie, dois veículos apreendidos, sendo um HB 20S e uma BMW X1 e uma pistola.
Operação Sicário
A Operação Sicário tem como objetivo desarticular organizações criminosas que atuam no tráfico de drogas e promovem ataques com o objetivo de eliminar rivais. Na primeira fase, em novembro de 2021, as investigações focaram no grupo criminoso que emergiu em 2010, no Bairro da Penha, em Vitória, e resultou na prisão de 24 suspeitos.