Já chegou dezembro o último mês de um ciclo, nos preparamos para as ultimas festividades, entre elas o natal e a virada do ano…
Apesar do natal ter sua origem em festas pagãs celebradas na antiguidade, que tinham como objetivo a renovação e a comemoração da chegada do inverno ou da passagem do tempo. Para mim o natal é uma época que vem se destacando como uma oportunidade para refletir sobre seu significado mais profundo dentro de cada um de nós. Enquanto trocamos presentes e compartilhamos refeições deliciosas — a Bíblia não menciona nada a respeito da data em que Cristo nasceu e nem sugere, mas vou deixar de lado esta polêmica sobre essa data — não podemos esquecer que o novo sentido figurado “a celebração do nascimento de Jesus Cristo”, que trouxe ao mundo a mensagem de amor, compaixão e perdão, nos chama a imitar essas virtudes em nossas vidas, estendendo a mão aos necessitados, perdoando aqueles que nos magoaram e nutrindo os laços familiares que nos unem.
Ano-Novo, também conhecido como Réveillon, é uma celebração realizada entre o dia 31 de dezembro e o 1º de janeiro, e nela se comemora a passagem de ano. A palavra veio do francês e significa “despertar” ou “acordar”, em referência à nova etapa de vida que se inicia. Que nos convida a uma retrospectiva — termo que significa rever e relembrar eventos passados, através de um relato ou análise — de nossa vida no decorrer do ano que fica para trás. A palavra vem do latim retrospectare, que significa “olhar para trás”.
A vida é uma viagem, não um destino, temos que aproveitar cada passo dessa caminhada e aprender com as experiências. O verdadeiro valor da vida está nas pequenas coisas que muitas vezes deixamos passar despercebidas. Refletir sobre o passado nos ajuda a moldar um futuro mais consciente e cheio de propósito.
Já pensou?
Cada passo que você dá, por menor que seja, te aproxima dos seus sonhos.
O que você planta hoje definirá a sombra em que descansará amanhã. A nossa reflexão de hoje não muda o passado, mas redefinirá o nosso futuro, com certeza. A verdadeira força está em continuar a caminhada, mesmo quando o caminho é incerto.
Ouvi ontem um sermão sobre Getsêmani da vida, e me coloquei a pensar sobre o desenrolar desta crônica. O último dia do ano finda o ciclo de uma caminhada e nos prepara para um novo ciclo… dezembro… natal …ano-novo…
A ceia antes do Getsêmani… me fez refletir sobre a ceia de natal parentes e amigos presentes em uma mesa comemorando, não pela troca de presentes, mas na forma da presente presença na vida de quem amamos…
Jesus foi presente presença na vida dos seus e dos demais, e foi presente para nossa vida…
Será que você é presente, ou apenas dá presente?
Uma tendência comum das pessoas é dizer: — Este ano foi de lutas e o próximo será melhor. — Isso se repete por cada ano que passa, você já percebeu isso?
Mas a retrospectiva é também para percebermos que todos os anos tivemos muitas vitórias, mesmo as pequenas têm que ser contadas, elas nos trazem renovação de força para continuar essa caminhada, e a palavra GRATIDÂO é uma imensurável força …
Neste dezembro faço uma pergunta: — O que é a vida sem um propósito?
O barro não tem muito valor, mas o vaso feito do barro, tem grande valor!
A azeitona não tem muito valor, mas o azeite extraído dela tem muito valor!
Entretanto, vejamos nós, sem proposito não temos valor, mas ao atingirmos nosso propósito teremos um grande valor. Mas como o barro que precisa ser amassado e esculpido para se transformar em vaso … e também como a azeitona que precisa ser prensada para se retirar o azeite, assim somos nós, precisamos da luta, das adversidades, da caminhada para alcançarmos nosso propósito.
Nosso propósito ou objetivo está na caminhada e para alcançarmos teremos alegria e tristeza na trajetória…
Este ano como os demais tive perdas e derrotas (tristezas), mas também conquistas e fui presente presença (alegria)… Fazer parte da vida de alguém, de uma comunidade, compartilhar um passado e construir um futuro, é ficar guardado na memória como um perfume — um legado, que, quando menos se espera, nos toma de surpresa e nos inunda numa sensação maravilhosa de dever cumprido e de fazer parte de algo maior…
Nestes ciclos que se passaram tive presenças de pessoas que passaram em minha vida. Passaram de início sozinhas. Porque sabemos que cada pessoa é única e nenhuma pode substituir outra! Mas sabemos também que cada uma que passa em nossa vida, passa sozinha e não vão sozinhas e nem nos deixa só ao partir, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso.
Não é por acaso, que nos encontramos por aqui!
E a bagagem que levo para o novo ciclo é imensurável entre a alegria e a gratidão de ter feito e continuar fazendo parte da sua trajetória, através de minhas matérias…
Estar reunido com vocês, meus leitores e amigos, neste veículo de informação e entretenimento, é uma bênção e uma grande honra.
O findar de mais um ciclo é tempo de renovar as esperanças, de planejar novos objetivos e de agradecer por tudo o que temos na vida. Que o novo ano seja uma possibilidade de valorizarmos ainda mais o que nos faz feliz. Que as sementes que plantamos em 2024 possam florescer em 2025!
Obrigado por tudo.
Boas festas um prospero ano-novo repleto de novas realizações. Nos encontraremos em 2025, até!!!