O Universo/Brasília conseguiu uma vitória muito importante para o restante do NBB CAIXA 2018/2019. Nesta sexta-feira, o time da capital federal venceu o São José Basketball, no Ginásio da ASCEB, em Brasíli (DF), por 81 a 73, e subiu para a zona de playoffs do campeonato.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.
Põe na conta: Com o resultado positivo, o Brasília ultrapassou o Vasco da Gama e assumiu a 12ª colocação, a última que garante vaga nos playoffs, com campanha de seis triunfos e 14 derrotas. Já o São José, mesmo com o revés, permaneceu na sétima colocação, com oito vitórias em 20 partidas disputadas.
O nome do jogo: O grande destaque individual do jogo foi o venezuelano Windi Graterol. O pivô do Brasília dominou os dois garrafões e anotou duplo-duplo de 22 pontos e 13 rebotes, totalizando 26 de eficiência.
Também ajudaram: Ainda pela equipe candanga, outros três jogadores atingiram dois dígitos de pontuação: o ala Zach Graham (11), o pivô Andrezão (11) e o ala Rafa Moreira (dez). O experiente armador Nezinho foi discreto na pontuação, apenas três pontos, mas contribuiu nas assistências, com 11 no total.
Bem que tentaram: Pelo São José, o grande destaque ficou por conta do armador argentino Fabián Sahdi, que anotou 19 pontos e deu duas assistências. Os alas Márcio Dornelles e Pedro contribuíram com 12 e dez pontos, respectivamente, além do pivô Rafael Mineiro, também com dez.
Próxima parada: O próximo adversário do Brasília será o Joinville/AABJ, no dia 28 de fevereiro, no Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF), às 20 horas. O São José entrará em quadra dois dias antes (26/02), contra o Vasco da Gama, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 20 horas.