Vitória (ES) – Na reunião ordinária da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), realizada na terça-feira (20) no Plenário Dirceu Cardoso, a segurança pública foi tema central dos discursos. O deputado Mazinho dos Anjos (PSDB) apresentou dados sobre a redução dos homicídios no estado, destacando municípios que têm registrado períodos sem mortes violentas.
De acordo com o parlamentar, o programa Estado Presente contribui para essa redução desde 2010. Vitória, por exemplo, acumulou mais de 60 dias sem homicídios, enquanto outros oito municípios tiveram entre 30 e 58 dias sem registros. Além disso, 21 cidades não registraram homicídios entre 60 e 180 dias, 11 municípios ficaram entre 180 e 346 dias, e sete estão há mais de um ano sem casos violentos. Há ainda municípios com mais de dois e até três anos sem homicídios.
Mazinho atribui esses resultados ao trabalho conjunto da Secretaria de Segurança, das polícias e da inteligência, destacando o empenho dos profissionais que atuam na segurança pública. Ele relembrou momentos difíceis, como o assassinato do juiz Alexandre Martins de Castro Filho em 2003, para enfatizar a evolução do estado em termos de organização e diálogo institucional em prol da população.
Discussão sobre feminicídio
A deputada Janete de Sá (PSB) abordou o caso da bebê Ágata Ester dos Santos Barbosa, de um ano e meio, vítima de feminicídio em Vila Velha no dia 10 de maio. O padrasto, José Wilson Guimarães Júnior, é acusado pelo crime, que, segundo a Polícia Civil, envolve sinais de violência contra a criança.
Janete ressaltou que o feminicídio não se restringe ao assassinato de mulheres adultas, mas inclui também casos como o da bebê, destacando a importância de reconhecer e combater todas as formas de violência de gênero.