Às vésperas de completar um ano do primeiro atendimento feito pela Rede Cuidar no Estado, as três unidades que já funcionam no Espírito Santo (Nova Venécia, Santa Teresa e Guaçuí) já atenderam um total de 27.424 pessoas.
“Com a Rede Cuidar, estamos reorganizando o atendimento do sistema de saúde pública do Espírito Santo, desde a porta de entrada na unidade de saúde do município, passando pelas consultas e exames especializados, até a rede hospitalar. Este novo modelo de atendimento integral à saúde visa melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com a unidade, a população tem atendimento mais perto de casa, evitando o deslocamento para a Grande Vitória. Isso é qualidade de vida”, disse o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira.
Na unidade implantada mais recentemente, em Guaçuí, que entrou em funcionamento no dia 06 de agosto, foram 150 pessoas atendidas nas linhas de cuidado Diabetes e Hipertensão, com um total de 850 consultas com médicos e equipe multidisciplinar, e 438 exames cardiológicos e oftalmológicos. A previsão é que, até o final de agosto, a linha de cuidado de hipertensão e diabetes esteja funcionando em sua totalidade, e, a partir de outubro, a unidade inicia a implantação das demais linhas de cuidado (Saúde da Mulher incluindo gestação de alto risco, propedêutica de câncer de mama e câncer de colo de útero; e Saúde da Criança de Risco).
A unidade atende aproximadamente 230 mil moradores de 14 municípios da região Sul (Guaçuí, Irupi, Iúna, Muniz Freire, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Alegre, Jerônimo Monteiro, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Mimoso do Sul, São José do Calçado e Muqui), e irá ofertar um total de 83.170 procedimentos por ano. Serão oferecidas 14.701 consultas por ano nas especialidades de obstetrícia, pediatria, mastologia, ginecologia, cardiologia, angiologia, nefrologia e endocrinologia. Também serão realizados no local os exames de ultrassonografias, mamografias, ECG, biópsias, colposcopias, eletrocauterizações, teste ergométrico, ecocardiograma, ECG, MAPA, HOLTER, fundoscopia, retinografia, laserterapia, doppler manual, totalizado 13.437 exames por ano.
A gerente da Rede Cuidar em Guaçuí, Juliana de Paula Louzada, explicou que a unidade iniciou as atividades oferecendo atendimentos em cardiologia e oftalmologia, mas frisou que as linhas de cuidado serão aumentadas gradativamente nas próximas semanas. “Mesmo que tenhamos optado por iniciar os serviços com atendimentos em cardiologia e oftalmologia, completando essas linhas de cuidado até o final deste mês, os pacientes estão sendo atendidos pela nossa equipe multiprofissional com nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, enfermeiro, farmacêutico e assistente social”, destacou.
Segundo a gerente, o cronograma de oferta de atendimentos na unidade está seguindo dentro do estabelecido. “Estamos visitando os municípios informando aos profissionais das unidades de saúde a importância que eles têm dentro do funcionamento da Rede Cuidar, e alinhando sobre o funcionamento da Rede. Já visitamos os municípios de Iúna, São José do Calçado e Guaçuí. Esta semana estaremos com os profissionais de Irupi, e a previsão é que todos os municípios sejam visitados até o final de agosto”, disse Juliana.
Juliana destacou ainda que os pacientes atendidos na unidade têm elogiado o serviço. Entre estes pacientes está a Lúcia Helena, moradora da zona rural de Guaçuí. “Estou muito satisfeita com o atendimento que é oferecido aqui. Antes eu não tomava a medicação da maneira correta e não conseguia seguir o tratamento pela dificuldade de deslocamento, pois moro na zona rural. Estou muito encantada com o atendimento de todos e por ter a chance de passar por toda a equipe”, disse a paciente.
Na segunda unidade implantada no Estado, em Santa Teresa, inaugurada em abril deste ano, 2.368 pessoas foram atendidas até o dia 16 de agosto. Ao todo, esses pacientes foram submetidos à realização de 4.467 consultas e exames. Ao todo, a população de oito municípios (Santa Teresa, Fundão, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra e São Roque do Canaã) está sendo beneficiada com a unidade. Isso representa um total de 146.552 pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A unidade da Rede Cuidar em Santa Teresa tem capacidade para ofertar 74.450 procedimentos ambulatoriais, entre consultas e exames especializados, por ano, podendo ampliar estes serviços conforme necessidade identificada.
Já em Nova Venécia, a primeira unidade da Rede Cuidar, implantada no Espírito Santo em setembro de 2017, atendeu 24.906 pessoas, totalizando 44.130 consultas e exames realizados.
Rede Cuidar
Para ser atendido na Rede Cuidar, o paciente deve ir até a Unidade de Saúde do seu município. Após avaliação, de acordo com a sua necessidade, será encaminhado para a Rede Cuidar.
Entre os benefícios para a população estão o atendimento mais próximo, evitando o deslocamento para a Grande Vitória; o aumento da oferta de consultas e exames; a redução do tempo de espera para consultas e exames; o atendimento personalizado e humanizado; a integração das equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região.
Na unidade Cuidar, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) realizam consultas e a maioria dos exames no mesmo local, com uma equipe multiprofissional, e saem do atendimento com um plano de cuidados que inclui orientações de nutrição, atividades físicas e uso de medicamentos, dentre outros. Este plano é elaborado por um conjunto de especialistas (médico, enfermeiro, nutricionista, educador físico, assistente social, e outros) em função do caso de saúde de cada paciente. O acompanhamento da realização desse plano de cuidados é feito pelas equipes das unidades básicas de saúde do município onde o paciente reside. Os serviços dos municípios e a unidade Cuidar interagem o tempo todo.
Será um total de cinco unidades – Nova Venécia, Santa Teresa, Guaçuí (em funcionamento), Linhares (até o final de 2018) e Domingos Martins – cobrindo todo o estado com consultas e exames especializados mais perto do local de moradia dos usuários do SUS. Com todas as unidades em funcionamento, estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas deixem de ser direcionadas para a Grande Vitória em busca de atendimentos, garantindo mais qualidade de vida ao cidadão.
Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)