Domingo, 26 de Outubro de 2025
PORTAL IBATIBA ONLINE!
MUNDO DA SAÚDE 360!
DIÁRIO DA NAÇÃO!
CADERNO TECH!
PORTAL IGOSSIP NEWS!
No Result
View All Result
Correio Espírito Santo
  • Home
  • Agro
  • Cultura
  • Economia
  • Esportes
  • Justiça
  • Mundo
  • Politica
  • Saúde
  • Segurança
  • Sociedade
  • Tech
  • Home
  • Agro
  • Cultura
  • Economia
  • Esportes
  • Justiça
  • Mundo
  • Politica
  • Saúde
  • Segurança
  • Sociedade
  • Tech
No Result
View All Result
Correio Espírito Santo
No Result
View All Result
Home Mundo da Saúde 360! Saúde

Governo do Estado entrega Rede Cuidar em Guaçuí

A unidade da Rede Cuidar na região Sul irá atender aproximadamente 230 mil usuários de 14 municípios da região (Guaçuí, Irupi, Iúna, Muniz Freire, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Alegre, Jerônimo Monteiro, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Mimoso do Sul, São José do Calçado e Muqui).

Redação I Correio Espirito Santo Por Redação I Correio Espirito Santo
Terça-feira, 7 de Agosto de 2018
Em Saúde
Reading Time: 6 mins read
488 5
A A
0
Share on FacebookShare on Twitter

Guaçuí (ES) – A população capixaba passa a contar com mais uma unidade da Rede Cuidar, o novo modelo de atendimento integral à saúde que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas, formando uma rede que está reorganizando o atendimento no sistema de saúde pública do Espírito Santo, desde a porta de entrada na unidade de saúde do município, passando pelas consultas e exames especializados, até a rede hospitalar.

A unidade de Guaçuí, na região Sul, foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (03), e começou a funcionar ontem, segunda (06). É a terceira unidade da Rede Cuidar entregue pelo Governo do Estado, em parceria com os municípios. A primeira, em Nova Venécia, na Região Norte, está em funcionamento desde setembro de 2017, e a segunda, que entrou em funcionamento em abril deste ano, fica em Santa Teresa.

Durante a solenidade de entrega da unidade, o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, ressaltou que a Rede Cuidar visa ampliar o acesso da população da região Sul aos serviços de saúde pública. “A população terá consultas e exames mais perto de casa. Isso vai reduzir o número de viagens dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) para ter acesso aos serviços”, disse o secretário.

Também estavam presentes à solenidade autoridades políticas dos municípios que serão atendidos pela Rede Cuidar em Guaçuí e representantes do Conselho Estadual de Saúde (CES).

A unidade da Rede Cuidar na região Sul irá atender aproximadamente 230 mil usuários de 14 municípios da região (Guaçuí, Irupi, Iúna, Muniz Freire, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Alegre, Jerônimo Monteiro, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Mimoso do Sul, São José do Calçado e Muqui).

Para ser atendido na Rede Cuidar, o paciente deve ir até a Unidade de Saúde do seu município. Após avaliação, de acordo com a sua necessidade, será encaminhado para a Rede Cuidar.

Entre os benefícios para a população com a entrega desta unidade estão o atendimento mais próximo, evitando o deslocamento para a Grande Vitória; o aumento da oferta de consultas e exames; a redução do tempo de espera para consultas e exames; o atendimento personalizado e humanizado; a integração das equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região.

Na unidade Cuidar, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão realizar consultas e a maioria dos exames no mesmo local, com uma equipe multiprofissional, e sairão do atendimento com um plano de cuidados que incluem orientações de nutrição, atividades físicas e uso de medicamentos, dentre outros, que será elaborado por um conjunto de especialistas (médico, enfermeiro, nutricionista, educador físico, assistente social, e outros) em função do caso de saúde de cada paciente. O acompanhamento da realização desse plano de cuidados será feito pelas equipes das unidades básicas de saúde do município onde o paciente reside. Os serviços dos municípios e a unidade Cuidar irão interagir o tempo todo.

O secretário destacou, ainda, quantos procedimentos serão ofertados por ano, e frisou que esta não será a única melhoria. “Vamos mudar o modelo de atendimento. Serão ofertados 83.170 procedimentos por ano. Aqui, a população terá um tipo de tratamento que não existe nem no setor privado. Essa unidade está preparada para resolver o problema do usuário rapidamente.”

Ele disse também que para o bom funcionamento da unidade é fundamental o trabalho em conjunto com a atenção básica.

“Para que esse modelo funcione é preciso que a atenção primária também mude a sua forma de trabalhar e esteja articulada com essa unidade de cuidado integral. Com esse modelo pretendemos resolver 95% dos problemas de saúde da população aqui na própria região. Tudo isso só foi possível porque o Estado, por meio da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) e os municípios trabalharam em parceria.”

Linhas de cuidado

A Rede Cuidar em Guaçuí irá oferecer atendimento nas linhas de cuidado Saúde da Mulher incluindo gestação de alto risco, propedêutica de câncer de mama e câncer de colo de útero; Saúde da Criança de Risco; Diabetes e Hipertensão de alto e muito alto risco.

Serão ofertados 83.170 procedimentos por ano. Deste total, serão oferecidas 14.701 consultas por ano nas especialidades de obstetrícia, pediatria, mastologia, ginecologia, cardiologia, angiologia, nefrologia e endocrinologia.

Também serão realizados no local os exames de ultrassonografias, mamografias, ECG, biópsias, colposcopias, eletrocauterizações, teste ergométrico, ecocardiograma, ECG, MAPA, HOLTER, fundoscopia, retinografia, laserterapia, doppler manual, totalizado 13.437 exames por ano.

A unidade também contará com atendimento multidisciplinar, com psicólogo, assistente social, nutricionista, enfermagem, farmacêutico, fisioterapeuta e técnico de enfermagem.

Para ser atendido na Rede Cuidar, o paciente deve ir até a Unidade de Saúde do seu município. Após avaliação, de acordo com a sua necessidade, será encaminhado para a Rede Cuidar.

Profissionais

Para atuar no local foram contratados 16 profissionais entre assistente social, enfermeiros, farmacêutico clínico, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, técnico de enfermagem, enfermeiro pé diabético, funcionários de apoio administrativo, faturamento, recepção, almoxarife, porteiro e auxiliar de higienização. 

A unidade também irá contar com uma equipe médica formada por pediatras, ginecologistas, obstetras, mastologistas, cardiologistas, endocrinologistas, angiologistas e oftalmologistas.

Rede Cuidar

Todas as regiões do Estado terão uma unidade da Rede Cuidar. Além de Nova Venécia, Santa Teresa e Guaçuí, o município de Linhares também contará com uma unidade da Rede Cuidar, até o final deste ano.  Para a implantação de cada unidade foram investidos aproximadamente R$ 5,3 milhões em obras e equipamentos, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).

Com a implantação das unidades, a estimativa é que 1 milhão de pessoas deixem de ser direcionadas para atendimento na Grande Vitória.

A gerência da unidade de cuidado integral à Saúde, a Rede Cuidar em Guaçuí, será feita pelo Consórcio Público da Região Polo Sul do Espírito Santo (CIM Polo Sul).

Consultas e exames oferecidos na Rede Cuidar em Guaçuí

 

Linha de cuidado da saúde da mulher e da criança:

– 6.061 consultas (obstétricas, pediátricas, mastológicas, e ginecológicas)

– 5.061 exames e procedimentos (ultrassonografias, mamografias, ECG, biópsias, colposcopias, eletrocauterizações) 

– 27.792 atendimentos de equipe multidisciplinar (psicólogo, assistente social, nutricionista, enfermagem, farmacêutico, fisioterapeuta, técnico de enfermagem)

Linha de cuidado de hipertenso e diabético:

– 8.640 consultas (cardiologia, angiologia, nefrologia, endocrinologia)

– 8.376 exames (teste ergométrico, ecocardiograma, ECG, MAPA, HOLTER, fundoscopia, retinografia, laserterapia, doppler manual)

– 27.240 atendimentos de equipe multidisciplinar (assistente social, nutricionista, enfermagem, farmacêutico, psicólogo, fisioterapeuta, técnico de enfermagem)

Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)

Advertisement Banner
Redação I Correio Espirito Santo

Redação I Correio Espirito Santo

O Correio Espírito Santo é um portal de notícias comprometido em levar informação de qualidade, com agilidade e credibilidade, aos leitores capixabas e de todo o Brasil. Com uma cobertura diversificada, o site aborda temas como política, economia, segurança, cultura, entretenimento e esportes, sempre com uma linguagem acessível e objetiva. Nosso compromisso é manter a sociedade bem-informada, oferecendo um jornalismo responsável e imparcial. Acompanhamos de perto os acontecimentos mais relevantes do Espírito Santo, destacando os fatos que impactam o dia a dia da população. Além disso, o Correio Espírito Santo valoriza o jornalismo investigativo e opinativo, trazendo análises aprofundadas e conteúdos exclusivos. Com uma equipe dedicada e apaixonada pela notícia, o portal busca inovar constantemente, integrando tecnologia e comunicação para proporcionar uma experiência informativa dinâmica e interativa.

Notícias Relacionadas!

PF faz operação contra importação clandestina de remédio emagrecedor

PF faz operação contra importação clandestina de remédio emagrecedor

11 11 2020 sede anvisa 4 0

Anvisa restringe venda de azeite, sal do himalaia e chá; confira

Inteligência Artificial pode facilitar a busca por voluntários para testes de novas vacinas e medicamentos

Tecnologias de gêmeos digitais devem impulsionar avanços na engenharia biomédica em 2026, aponta pesquisadora do IEEE

2148708072

“Escute Suas Pernas”: campanha faz alerta sobre saúde vascular

image (9)

Homens jovens lideram uso de medicamentos para sexo por pressão de performance

9372

Nova diretriz orienta rastreamento de câncer de mama em mulheres de 50 a 74 anos

Próximo Artigo

Homem é condenado a pagar indenização por perturbar a vida conjugal de colega

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Recomendado!

homem suspeito de causar incêndios de r$ 40 milhões é preso no espírito santo © divulgação i via pces

Homem suspeito de causar incêndios de R$ 40 milhões é preso no Espírito Santo

20230622 183531

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 85 milhões

Ricardo Lewandowski - Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil

Governo apresenta projeto que agrava pena para organizações criminosas

visao apicultor coletando mel e cera de abelha

Produção de mel cresce 55% no Espírito Santo e meta é atingir mil toneladas até 2032

Condenado por homicídio é preso com auxílio do Cerco Inteligente do Estado

Condenado por homicídio é preso com auxílio do Cerco Inteligente do Estado

Operação Estado Presente: ação conjunta recupera 12 celulares furtados em comércio de Ibiraçu

Operação Estado Presente: PC recupera 12 celulares furtados em comércio de Ibiraçu

Nossa Página no Facebook!

Correio Espírito Santo

© 2018 - 2025. Todos os diretos reservados. Proibida a reprodução. Desenvolvido por Agência Caparaó.

Sobre O Correio!

  • Termos de Uso
  • Política Privacidade
  • Contato!

Siga Nossas Redes!

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Caderno Tech!
  • Panorama Cultural
  • Arena Total!
  • Entre Linhas
  • Espírito Santo
  • iGossip News!
  • Mundo da Saúde 360!

© 2018 - 2025. Todos os diretos reservados. Proibida a reprodução. Desenvolvido por Agência Caparaó.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Consulte nossa Política de Privacidade e Cookies.