Sábado, 13 de Junho de 2026
PORTAL IBATIBA ONLINE!
MUNDO DA SAÚDE 360!
DIÁRIO DA NAÇÃO!
CADERNO TECH!
PORTAL IGOSSIP NEWS!
No Result
View All Result
Correio Espírito Santo
  • Home
  • Agro
  • Cultura
  • Economia
  • Esportes
  • Justiça
  • Mundo
  • Politica
  • Saúde
  • Segurança
  • Sociedade
  • Tecnologia
  • Home
  • Agro
  • Cultura
  • Economia
  • Esportes
  • Justiça
  • Mundo
  • Politica
  • Saúde
  • Segurança
  • Sociedade
  • Tecnologia
No Result
View All Result
Correio Espírito Santo
No Result
View All Result
Home Brasil & Mundo Sociedade

Consumo de ultraprocessados aumenta o risco de obesidade em jovens

Redação I Via Agência Brasil Por Redação I Via Agência Brasil
Domingo, 13 de Março de 2022
Em Sociedade
Reading Time: 2 mins read
483 10
A A
0
Share on FacebookShare on Twitter

O consumo de alimentos ultraprocessados pode aumentar em 45% o risco de obesidade para adolescentes, segundo estudo de pesquisadores da Universidade de São Paulo e publicado no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics.

A pesquisa apontou ainda que uma alimentação com alto consumo desse tipo de produto aumenta em 52% o risco de acúmulo de gordura abdominal e em 63% a chance para gordura visceral, entre os órgãos internos.

O trabalho foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Participaram do estudo 3.580 adolescentes com idade entre 12 e 19 anos nos Estados Unidos. As entrevistas e exames foram conduzidos entre 2011 e 2016. Os jovens foram entrevistados de forma qualitativa, em um método que relembra toda a alimentação da pessoa nas últimas 24 horas.

Daniela Neri, uma das responsáveis pelo estudo, disse que foram feitas duas entrevistas com cada adolescente, em geral, sendo uma em um dia útil e outra no fim de semana. Dessa forma, de acordo com a pesquisadora, é possível ter um panorama da alimentação no cotidiano do jovem. “Um entrevistador treinado pergunta tudo o que ele consumiu nas últimas 24 horas por refeição, como foi preparado, horário consumido. É um dos métodos com menor erro para avaliar consumo”, explicou.

Os adolescentes passaram também por exames que mediram a massa corporal e o acúmulo de gordura no abdome e nos órgãos internos. Daniela Neri enfatiza que a gordura visceral aumenta o risco para diversas doenças.

A partir dos dados coletados, os jovens foram distribuídos entre três grupos, dos que menos consumiam os ultraprocessados aos que mais tinham esses alimentos na dieta. “A gente conseguiu observar que a partir do aumento do consumo desse alimentos no peso da dieta, havia maior risco de obesidade”, disse a pesquisadora.

Gordura e açúcar

Daniela Neri disse que os alimentos ultraprocessados têm muito pouco conteúdo nutricional, mas são mais atrativos, especialmente para crianças, por terem sabores, cores e texturas feitos para agradar. “São formulações de substâncias obtidas a partir do fracionamento de alimentos frescos”, disse dando como referência produtos como refrigerantes, biscoitos recheados, macarrão instantâneo, salgadinhos e alimentos congelados.

Apesar do uso de alimentos frescos na produção, a pesquisadora alerta que o resultado final são produtos muito calóricos e com quantidades altas de sal, gorduras e açúcar. “Muito pouco do alimento fresco fica nessas formulações. Elas incluem açúcar, óleos e gorduras também. São acrescidos de muitas substâncias que são de uso exclusivo industrial, como concentrados de proteína, gordura hidrogenada e amidos modificados”, disse.

Para os jovens, os efeitos de um alto consumo desse tipo de produto são, segundo a pesquisadora, ainda maiores do que em adultos. “É uma fase de crescimento, desenvolvimento da criança. Então, o impacto é muito grande”.

Tags: AdolescentealimentaçãoAlimentoGeralJovemobesidadepesquisaUltraprocessados
Artigo Anterior

Hoje é Dia: “Poeta dos Escravos”, Castro Alves nasceu há 175 anos

Próximo Artigo

Entenda as novas regras para o retorno de gestantes ao trabalho

Redação I Via Agência Brasil

Redação I Via Agência Brasil

Agência pública de notícias, a Agência Brasil mantém, como todos os veículos da EBC, o foco no cidadão e prima pelo interesse público, honestidade, precisão e clareza das informações que transmite.

Notícias Relacionadas!

Brasil ainda falha em erradicar trabalho infantil apesar de centenas de programas federais

Brasil ainda falha em erradicar trabalho infantil apesar de centenas de programas federais

Tânia Rêgo recebe menção honrosa no Prêmio Dom Phillips e Bruno Pereira por imagens de retomada

Tânia Rêgo conquista menção honrosa no prêmio Dom Phillips e Bruno Pereira pela reportagem em MS

Brasil pede desculpas por ataques contra Dom Phillips e Bruno Pereira

Brasil pede desculpas por ataques contra Dom Phillips e Bruno Pereira

Podcast brasileiro sobre Amazônia e direitos indígenas conquista 3º lugar em prêmio

Podcast brasileiro sobre Amazônia e direitos indígenas conquista 3º lugar em prêmio

Bimotor cai logo após decolagem em Marília e provoca a morte de dois ocupantes na quarta feira

Bimotor da Ponzan Alimentos cai em Marília e deixa dois mortos e um sobrevivente em estado grave

Governo federal libera R$ 36 milhões para quase 5 mil famílias atingidas por chuvas em MG

Famílias atingidas por chuvas em Juiz de Fora e Ubá recebem R$ 36 milhões do governo federal

Próximo Artigo

Entenda as novas regras para o retorno de gestantes ao trabalho

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Recomendado!

Ruas do Rio ganham cores para 2026 e transformam vizinhos em parceiros de Copa

Ruas do Rio ganham cores para 2026 e transformam vizinhos em parceiros de Copa

boat beside dock

Gana perde Thomas Partey para confronto decisivo no Canadá após negativa de visto

Irã envia contraproposta aos Estados Unidos para buscar fim de conflitos regionais

Acordo de paz entre Irã e Estados Unidos ganha força mas esbarra em exigências mútuas

imagem do whatsapp de 2025 11 06 à(s) 18.10.08 87899b2d

Exames descartam ebola em paciente de São Paulo que esteve na República Democrática do Congo

Ferrovia Transnordestina supera marca de 100 quilômetros de trilhos instalados

Ferrovia Transnordestina supera marca de 100 quilômetros de trilhos instalados

26.05.2025 - Apresentação Carlo Ancelotti

Ancelotti foca em bola parada e espera que Brasil supere Marrocos na estreia da Copa 2026

Nossa Página no Facebook!

Correio Espírito Santo

© 2018 - 2025. Todos os diretos reservados. Proibida a reprodução. Desenvolvido por Agência Caparaó.

Sobre O Correio!

  • Termos de Uso
  • Política Privacidade
  • Contato!

Siga Nossas Redes!

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Caderno Tech!
  • Panorama Cultural
  • Arena Total!
  • Entre Linhas
  • Espírito Santo
  • iGossip News!
  • Mundo da Saúde 360!

© 2018 - 2025. Todos os diretos reservados. Proibida a reprodução. Desenvolvido por Agência Caparaó.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Consulte nossa Política de Privacidade e Cookies.