Vitória (ES) – Mais um caso de clonagem de veículo foi solucionado com o uso do Cerco Inteligente do Detran|ES, somando 25 carros identificados e recuperados por meio da atuação da Coordenação de Monitoramento Eletrônico do órgão. O veículo clonado, um Fiat Siena, com placas idênticas às de um automóvel da Serra, foi localizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na cidade de Águas Lindas de Goiás, na última segunda-feira (23).
A ação foi resultado da integração entre os órgãos de segurança pública. Após receber a solicitação de análise de clonagem, o Detran|ES incluiu a placa suspeita no sistema do Cerco Inteligente. A partir daí, foi iniciado o monitoramento do carro original, que circulava normalmente no Espírito Santo. Ao constatar que o mesmo veículo estava sendo autuado em horários e locais distintos no estado de Goiás, foi confirmada a existência de um clone, e a PRF foi acionada para interceptação.
O carro irregular foi abordado no km 14 da BR-070, onde se constatou que a placa não continha QR Code original, e outros elementos de identificação estavam incompatíveis com o veículo registrado na Serra. Além disso, o condutor apresentou um documento falso, que teria sido fornecido pelo vendedor. O carro, na verdade, era um veículo furtado em 2024 em Brasília.
O diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destacou a importância da tecnologia no combate a fraudes:
“O Cerco Inteligente tem apresentado importantes resultados em prol da segurança pública. Além da identificação de clones, também é utilizado para mapear transporte clandestino, veículos com uso irregular de GNV e no planejamento de blitze inteligentes.”
Vieira ainda ressaltou o impacto positivo da recuperação de veículos clonados:
“A localização de um clone beneficia o proprietário do veículo original, que muitas vezes é penalizado injustamente por multas que não cometeu, além de permitir a recuperação de veículos furtados.”
Entenda o caso
O morador da Serra começou a receber multas por infrações cometidas em Goiás, embora nunca tenha estado no local. Desconfiado de clonagem, procurou a Ciretran da Serra, que encaminhou o caso para a Coordenação de Monitoramento Eletrônico do Detran|ES. Com as imagens e os dados cruzados, a fraude foi confirmada, e a PRF atuou na recuperação do veículo.
Segundo o coordenador Marcos Vittorazzi:
“Constatamos que o veículo original circulava apenas no Espírito Santo. Solicitamos imagens de Goiás, que comprovaram o uso indevido da placa. A partir daí, repassamos o caso à PRF, que localizou o carro clonado.”
Cerco Inteligente
Desde novembro de 2023, o Detran|ES mantém ativo um sistema de monitoramento inteligente de placas, capaz de rastrear veículos suspeitos de clonagem, transporte escolar irregular, uso indevido de gás veicular, altos débitos em aberto e padrões de infrações. A tecnologia permite ações rápidas e coordenadas, elevando a eficiência da fiscalização em todo o estado.