Vitória (ES) – O Espírito Santo se destacou no cenário nacional ao alcançar a segunda maior cobertura vacinal contra a gripe em 2025, conforme dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) atualizados até a última sexta-feira (4). A cobertura entre os grupos prioritários chegou a 49,89%, superando a média nacional de 43,65% e ficando atrás apenas do estado do Piauí, que lidera com 53,17%. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 90%.
A cobertura é referente à vacinação de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais — públicos que compõem os grupos prioritários da Estratégia de Vacinação contra a Influenza.
“O Espírito Santo recuperou posições no ranking nacional da Estratégia de Vacinação Influenza neste ano de 2025. Isso é resultado do trabalho de cada profissional de saúde envolvido em todo esse processo e também da população capixaba. Mas, ainda não alcançamos a meta preconizada, e continuaremos buscando a melhoria da cobertura vacinal”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.
Para aumentar os índices, a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Programa Estadual de Imunizações (PEI), vem reforçando estratégias junto aos municípios, como ações de vacinação em escolas e em locais de grande circulação, como os terminais da Grande Vitória, além da ampliação dos horários de atendimento para vacinação.
Outra medida adotada tem sido o envio de mensagens de texto (SMS) para alertar pais e responsáveis de crianças entre 6 meses e 5 anos sobre a importância da imunização. Desde abril, quando a ação começou, mais de 600 mil mensagens já foram enviadas. A campanha continua ao longo de julho.
Em 2024, o Espírito Santo foi o estado com a maior cobertura vacinal contra a gripe no país, alcançando 69,06%, segundo a RNDS.