O senador Romário (PL-RJ) divulgou nesta segunda-feira (23) uma nota à imprensa na qual informa ter solicitado ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) mobilização imediata da Embaixada do Brasil na Indonésia para auxiliar nas buscas por Juliana Marins, brasileira desaparecida após sofrer um acidente em uma trilha no Monte Rinjani, no último sábado (21).
Juliana, moradora de Niterói (RJ), caiu em uma região de difícil acesso durante a trilha e está sem socorro desde então. Diante da gravidade da situação, Romário enviou um ofício ao MRE pedindo prioridade nas ações das autoridades locais e assistência consular direta à família da vítima.
“Estou acompanhando com atenção o desenrolar das buscas e cobrando agilidade do governo brasileiro no auxílio à Juliana e no apoio direto à sua família, que vive dias de angústia e incerteza”, afirmou o senador. Ele também comunicou que acionou a Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado para reforçar o pedido de apoio.
Romário destacou a importância da atuação do Estado brasileiro para proteger os direitos de seus cidadãos no exterior: “É essencial uma atuação rápida e eficaz para garantir apoio em momentos tão delicados. Assim como milhões de fluminenses e brasileiros, estou profundamente comovido com o drama enfrentado pela Juliana e sua família. Mas a esperança segue viva. O Brasil está com você, Juliana!”
O caso mobiliza não apenas autoridades, mas também internautas e amigos da vítima, que pedem apoio para acelerar as operações de resgate.