O deputado Delegado Danilo Bahiense (PSL), presidente da Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado da Assembleia Legislativa capixaba, recebeu a informação das Polícias Civil e Militar de que os concursos em andamento para novos servidores das instituições terão evolução no segundo semestre. Os dados foram repassados durante a reunião virtual ordinária do colegiado, na manhã desta segunda-feira (1º).
De acordo com o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, após questionamento de Bahiense, a intenção é que nos próximos 30 dias os certames para praças e oficiais possam ser finalizados. Com relação ao início dos cursos de formação dos novos militares, isto aconteceria a partir do afrouxamento dos protocolos de combate ao vírus da Covid-19, que já matou mais de 500 no Espírito Santo. Contudo, será analisada uma proposta da comissão, de autoria do deputado Coronel Quintino, para a adoção de disciplinas por meio de ensino a distância (EAD), caso seja possível. O mesmo, no caso o EAD, poderia ocorrer no Curso de Habilitação de Sargentos (CHS).
O delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda, explicou que o atual concurso da instituição também está em andamento e que espera que no segundo semestre, com a queda da curva da pandemia do novo coronavírus, já seja possível convocar os aprovados para as fases seguintes. Arruda ainda ponderou que mais aprovados possam ser chamados para a Polícia Civil, ao responder a pergunta de Danilo Bahiense.
Sobre a questão das promoções dos atuais servidores da PC, que também foi questionada pelo presidente da Comissão de Segurança, o delegado-geral também explicou que isso deverá ser resolvido no segundo semestre de 2020.
Para Bahiense, a reunião foi importante para tirar dúvidas dos capixabas. “Conseguimos ter informações importantes sobre como estão os andamentos dos concursos. É necessário para ontem que os convocados sejam chamados, pois o déficit nas polícias e no Corpo de Bombeiros é grande”, avaliou o parlamentar.
Também estiveram presentes à reunião o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho, o subsecretário de Estado para Assuntos Penitenciários, Alessandro Ferreira, e o diretor de Ações Estratégicas do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo, Fábio Modesto.
Ramalho detalhou a queda de homicídios no Estado, enquanto Ferreira explicou que as visitas aos presos continuam suspensas, porém estão sendo avaliadas a realização delas por meio virtual.