Vitória (ES) – Durante a reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, realizada nesta terça-feira (15), os deputados Fábio Duarte (Rede) e Zé Preto (PP) reforçaram a necessidade de acelerar o atendimento a pacientes diagnosticados com câncer no Espírito Santo. Segundo os parlamentares, é preciso que o Estado adote medidas que permitam o início imediato do tratamento, sem depender da fila de regulação.
“Algumas doenças não podem esperar a regulação. O câncer é um exemplo. Nós precisamos ter um olhar diferenciado para isso. Quando a pessoa tem um diagnóstico de câncer não pode esperar. A porta tem que estar aberta. Precisamos de um direcionamento com mais urgência”, alertou Zé Preto (PP).
A reunião foi conduzida pelo vice-presidente da comissão, deputado Fábio Duarte (Rede), já que o presidente, deputado Dr. Bruno Resende (União), estava ausente por participar de um evento na área da saúde, representando o colegiado.
Duarte destacou que o Estado tem investido em soluções como a telemedicina, que ajuda a desafogar o sistema em algumas especialidades. No entanto, para doenças como o câncer, ele reforçou que a resposta precisa ser mais rápida. “Existem especialidades que não têm como fazer por telemedicina. Em outros casos, como o tratamento do câncer, tem que ser urgente mesmo. Lembrando que é uma doença que abala toda a família. É preciso pensar nesse acolhimento”, pontuou.
Base do Samu em Nova Almeida
Ainda durante a reunião, Fábio Duarte trouxe uma demanda específica do município de Nova Almeida, onde, segundo ele, uma população de cerca de 60 mil pessoas carece de uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
“Já existe uma articulação da prefeitura com o governo do Estado para essa demanda, que é de uma base do Samu, para agilizar os atendimentos de urgência da cidade. Nós já fizemos um abaixo-assinado e estamos buscando essa resposta”, afirmou o deputado.