Vitória (ES) – O governador Renato Casagrande anunciou, nesta quarta-feira (18), dois importantes investimentos em Segurança Pública: a instalação de 40 Totens de Segurança em pontos estratégicos da Grande Vitória e a ampliação do sistema de reconhecimento facial em 10 terminais e 500 ônibus do Sistema Transcol. As ações integram o Programa Estado Presente em Defesa da Vida, executado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).
Com R$ 19 milhões em investimento do Tesouro Estadual, os totens terão câmeras 360°, comunicação direta com o Ciodes 190, giroflex, botão de emergência e tecnologia de inteligência artificial para leitura de placas, reconhecimento facial e análise de comportamentos suspeitos. Uma Central de Monitoramento permanente será instalada no Ciodes para operar os equipamentos em tempo real.
“O objetivo é reforçar a presença do Estado em áreas de grande circulação e vulnerabilidade, promovendo mais segurança com agilidade e integração com nossas forças policiais”, destacou Casagrande.
Já a ampliação da tecnologia de reconhecimento facial alcança todos os terminais do Transcol e 500 ônibus da frota. As câmeras já estão instaladas e operando, auxiliando na identificação de suspeitos com base em um banco de dados que inclui RGs, CNHs e registros do sistema prisional.
“Essas tecnologias se conectam ao Cerco Inteligente e ajudam na prevenção, investigação e na resposta rápida a ocorrências, elevando o padrão de segurança pública do Estado”, afirmou o secretário Leonardo Damasceno.
Impacto positivo em outros estados
Casos de sucesso em estados como São Paulo, Rondônia e Pará mostram que a adoção dos totens pode reduzir significativamente crimes como furtos, vandalismo, roubos e até homicídios. Em Diadema (SP), por exemplo, houve redução de até 96% em crimes em áreas escolares monitoradas.
Locais de instalação
Os 40 totens serão instalados em pontos previamente mapeados pelas forças de segurança, com base em estatísticas criminais. Dentre os locais estão terminais de ônibus, praças, áreas de comércio intenso e vias movimentadas em municípios como Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e Guarapari.
Segurança também no transporte público
A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), em parceria com a Sesp e o GVBus, está modernizando o sistema de transporte coletivo com reconhecimento facial em terminais e ônibus. A iniciativa busca oferecer um serviço mais seguro e eficiente para os mais de 500 mil passageiros diários da Região Metropolitana.