A Assembleia Legislativa (Ales) prestou homenagem a 30 técnicos em radiologia em sessão solene, nesta terça-feira (21). Os profissionais receberam certificados pelo trabalho desenvolvido no Espírito Santo. A iniciativa partiu do deputado Bruno Lamas (PSB).
Os técnicos em radiologia são os profissionais responsáveis pelo preparo de pacientes no ambiente clínico e para exames de radiologia e diagnóstico por imagem, como a tomografia computadorizada. Eles também manipulam produtos químicos e atuam no processamento de filmes radiográficos.
A profissão ainda é recente no país, tem apenas 32 anos de regulamentação (Lei 7.394/1985). Para o presidente do Conselho Nacional dos Técnicos em Radiologia (Conter), Manoel Benedito Viana Santos, o segmento profissional ainda precisa avançar bastante, em termos de reconhecimento.
Segundo Manoel Benedito, os profissionais da radiologia estão “mediamente” estruturados no país. Conforme ele, em áreas como a radioterapia, é preciso avançar mais.
“Como vamos trabalhar a importância do nosso profissional no Mercosul, que é o que está sendo discutido agora? Nós precisamos discutir questões salariais dos nossos profissionais. Que os governadores e prefeitos entendam que essa é uma profissão e uma necessidade pontual na nossa sociedade”, acentuou o presidente da entidade.
Manoel Benedito destacou os avanços conquistados no Espírito Santo pelos profissionais do setor: “Somos quase 2 mil radiologistas no Estado, e o conselho regional (dos radiologistas), ao longo desses 25 anos de atuação, tem feito uma fiscalização rigorosa em defesa das condições de trabalho no setor”, afirmou.
Tecnologia e segurança
O radiologista João Victor Pereira, que atua há mais de 15 anos no segmento, afirmou que a tecnologia avançou muito nos últimos anos, preservando a saúde dos pacientes e dos técnicos de radiologia.
De acordo com ele, os equipamentos emitem menos radiação, e os itens de segurança são observados por praticamente todas as empresas que atuam na área no Estado.
“Em todos os locais onde trabalhei nunca tive problemas com relação à segurança contra os efeitos de radiação”.
O proponente da sessão solene, deputado Bruno Lamas, destacou o papel dos técnicos em radiologia na sociedade e a contribuição dos profissionais na Medicina.“É uma profissão indispensável. Quem é que nunca fez raio-x, uma “chapa”, como diziam os nosso avós”, observou o parlamentar.
Bruno Lamas acrescentou que a radiologia evoluiu para a ressonância magnética e outras tecnologias, mas os profissionais precisam de valorização e reconhecimento.
Lamas citou que a intenção da homenagem não era apenas comemorar os 25 anos do conselho regional dos profissionais da radiologia, mas justamente alertar sobre essa necessidade de mais valorização dos radiologistas por parte do poder público e dos laboratórios particulares.
“Os técnicos em radiologia têm salários que precisam ser melhorados, além de outras demandas. Temos feito nossa parte, apresentado projetos na Assembleia Legislativa que contemplam a categoria”, disse Lamas.
Um dos projetos do deputado nesse sentido é o PL 202/2016, que trata da exigência de formação específica na área de radiologia, no mínimo em nível técnico, para quem opera equipamentos de radiação.
Homenageados
Sérgio Ricardo Coutinho Rangel
Érico Francis de Carvalho
Ivonete Cesario Raposo
Luciano Guedes
Manoel Benedito Viana Santos
José Luiz Menezes da Silva
Welber Cesconetto Zardo
Washington de Souza Taboza
Samuel de Sousa Ribeiro
Marcelo Brasil Uliana
Jeferson Lourenço Fernandes
Michael Raphael Fernandes
José Ricardo Nogueira de Araújo
Marino Guerra Ribeiro
Rodrigo Orélio Oliveira
Elizangela Paiva Scardua
Sheila Cristina Gasparini Silva
Jackson Lima Falcão (In Memoriam)
Carlos Alberto Freitas Ribeiro
Márcio Antônio Martins
Vanda Cristina da Silva Constantino Simões
Heber Almeida Carvalho
Antônio M. Eler Luz
Janderson Lisboa Santana
Diuziany de Souza Bastos
João Victor Pereira
Alexandre Henrique Silva Diniz
Antônio Carlos de Oliveira Clodoaldo
Gilcimar Pereira da Silva
Maria Aparecida de Souza