Vitória (ES) – O Espírito Santo agora dispõe de um sistema de monitoramento contínuo e quase em tempo real de incêndios florestais e queimadas em todo o território. A novidade é fruto da operação da plataforma VFogo, que passou a integrar a rotina da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec-ES) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMES).
O sistema, desenvolvido pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), utiliza imagens de satélite de diferentes fontes – entre elas o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Nasa – para detectar focos de calor e atualizar informações a cada dez minutos.
Quando um foco é identificado, a localização é imediatamente encaminhada à equipe de monitoramento da Cepdec-ES, que aciona o Corpo de Bombeiros para o combate. Desde sua implantação, em julho deste ano, a ferramenta já contribuiu para intervenções mais rápidas e eficazes.
Além de apoiar o trabalho de resposta, o sistema também permite compartilhar informações com órgãos de fiscalização, possibilitando a aplicação de medidas contra queimadas irregulares, inclusive com enquadramento em crimes ambientais.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Benício Ferrari Júnior, o avanço é fruto dos investimentos do Governo do Estado em tecnologia. “Cada foco poderá ser registrado, analisado e acompanhado, viabilizando uma resposta cada vez mais rápida e eficiente”, destacou.
Como funciona
O VFogo cruza imagens de satélite com dados sobre temperatura, umidade, precipitação e cobertura do solo, gerando modelos de probabilidade de incêndios e estimativas de severidade dos focos detectados.
A plataforma também possibilita a criação de estatísticas e séries históricas de ocorrência de incêndios em áreas específicas, ampliando a capacidade de planejamento e prevenção.