O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, esteve no Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), em Vila Velha, na manhã desta sexta-feira (24), acompanhado do subsecretário de Estado de Assistência em Saúde, Fabiano Marily, para conferir o andamento das obras que estão sendo realizadas no local para melhoria das instalações e ampliação do número de leitos.
“Os serviços oferecidos aqui no Crefes são de muita qualidade. São serviços ofertados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), e a obra que estamos fazendo aqui tem como objetivo melhorar a prestação desses serviços. Com esta obra, vamos abrir mais 10 leitos aqui no Crefes, o que é uma notícia muito boa. Vamos dar à população mais acesso aos serviços do SUS, e este é um dos objetivos do nosso trabalho na Secretaria da Saúde”, disse o secretário.
Com a reforma e a readequação dos espaços no Crefes, o número de leitos da unidade de internação será ampliado de 20 para 30, e as enfermarias vão ganhar, cada uma, seu próprio banheiro. Hoje, para os 20 leitos existentes, há um único banheiro no corredor para uso comum.
A oficina de órteses e próteses, o ginásio de reabilitação (do qual faz parte a piscina onde os pacientes fazem exercícios de reabilitação) e a unidade de internação receberão piso novo, pintura nova e melhorias nas instalações hidráulica e elétrica. Ainda na unidade de internação, onde a obra já está em andamento, estão sendo reformados os consultórios e as áreas administrativas, além da área de vivência, onde os pacientes fazem as refeições e desenvolvem atividades de entretenimento.
O Crefes é referência em reabilitação física e auditiva na rede pública de saúde do Espírito Santo e atende um grande número de pacientes. Em 2017, foram 108.907 atendimentos. Já em 2018, até o momento, foram realizados 99.015 atendimentos. Estão incluídos nestes números internações, realização de curativos e de exames, sessões de fisioterapia e de fonoaudiologia, atendimento de enfermagem, atendimento com assistente social, consultas médicas com cardiologista, clínico geral, fisiatra, neurologista, ortopedista, otorrinolaringologista, pediatra, médico do trabalho e urologista, sessões de musicoterapia e de terapia ocupacional, consultas com nutricionista e aulas de educação física.
As obras estão sendo custeadas pelo Governo do Estado, que está investindo um total de R$ 1.088.826,51. A primeira etapa da obra está sendo realizada por uma empresa selecionada por processo licitatório. Já a segunda etapa, que contemplará a reforma da fachada do Crefes e a restauração da quadra que é utilizada para prática de atividade esportiva de reabilitação – mas que atualmente está sem uso –, será feita pela Sesa com utilização de mão de obra de apenados do sistema prisional capixaba, conforme autoriza a Lei de Execução Penal.
Entrega
Durante a visita ao Crefes na manhã desta sexta-feira (24), o secretário de Estado da Saúde presenciou a entrega de 35 cadeiras de rodas motorizadas para pacientes de diferentes cidades capixabas, entre elas Santa Teresa e Baixo Guandu. Em 2017, 31 pacientes foram contemplados com cadeiras de rodas motorizadas, e em 2018, de janeiro até o final de agosto, o número de entregas chegará a 79. A previsão é de que em outubro sejam entregues mais 24 cadeiras desse tipo, totalizando 103 entregas de cadeiras motorizadas em 2018.
No ano de 2017, o Crefes entregou 4.171 equipamentos para pacientes, entre eles órteses ortopédicas de membros superiores e inferiores; próteses ortopédicas de membros superiores e inferiores, além de próteses mamárias e auditivas; e meios auxiliares de locomoção, entre eles cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas e andadores. Em 2018, o número de equipamentos entregues já soma 3.559.
Saiba mais
Além de disponibilizar os dispositivos de reabilitação, o Crefes realiza um trabalho de adaptação do paciente ao uso do equipamento e promove a reintegração da pessoa com deficiência física (para adultos e crianças) e auditiva à vida social, oferecendo um pacote de serviços com ganho físico, psíquico e social para os usuários. O Centro conta, ainda, com tratamento na unidade de internação para pacientes com perfil neurológico/trauma.
Todo esse suporte é dado ao paciente por equipes multidisciplinares do Crefes, compostas de médicos especialistas, enfermeiros, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionistas, técnicos em órteses e próteses, psicólogos e assistentes sociais, entre outros profissionais, conforme o perfil da unidade de trabalho.