Terça-feira, 13 de Janeiro de 2026
PORTAL IBATIBA ONLINE!
MUNDO DA SAÚDE 360!
DIÁRIO DA NAÇÃO!
CADERNO TECH!
PORTAL IGOSSIP NEWS!
No Result
View All Result
Correio Espírito Santo
  • Home
  • Agro
  • Cultura
  • Economia
  • Esportes
  • Justiça
  • Mundo
  • Politica
  • Saúde
  • Segurança
  • Sociedade
  • Tech
  • Home
  • Agro
  • Cultura
  • Economia
  • Esportes
  • Justiça
  • Mundo
  • Politica
  • Saúde
  • Segurança
  • Sociedade
  • Tech
No Result
View All Result
Correio Espírito Santo
No Result
View All Result
Home Mundo da Saúde 360! Saúde

Secretaria da Saúde leva medicamentos para conter surto de malária na Região Norte

Os insumos foram enviados pelo Ministério da Saúde e, assim que chegaram, foram encaminhados de helicóptero para o município para tratar os pacientes de lá e do entorno que tiveram diagnóstico positivo para a doença.

Redação I Correio Espirito Santo Por Redação I Correio Espirito Santo
Terça-feira, 7 de Agosto de 2018
Em Saúde
Reading Time: 6 mins read
488 5
A A
0
Share on FacebookShare on Twitter

Vitoria (ES) – A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) levou neste sábado (04) para Vila Pavão, na Região Norte do Espírito Santo, 3.040 comprimidos e 1.199 frascos de medicamentos injetáveis para o tratamento dos pacientes com malária.

Os insumos foram enviados pelo Ministério da Saúde e, assim que chegaram, foram encaminhados de helicóptero para o município para tratar os pacientes de lá e do entorno que tiveram diagnóstico positivo para a doença. Até o momento, há 36 casos confirmados de malária na região. Dentre eles há um óbito e um paciente internado. Os demais estão sendo acompanhados em casa.

Em entrevista coletiva concedida na tarde deste sábado (04), o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, esclareceu que o Estado está realizando uma ação conjunta com municípios do Norte do Espírito Santo para controlar e combater o surto de malária em Vila Pavão. “Na quarta-feira tivemos a notícia desse surto e,  na quinta, uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde, mais uma equipe da nossa Superintendência Regional no Norte e a equipe dos municípios ali do entorno de Vila Pavão já estavam trabalhando lá com os profissionais em campo e protegendo a população. Então, as pessoas com diagnóstico positivo já estão sendo medicadas. Infelizmente, tivemos um óbito, mas a reação foi tão rápida que depois que nós chegamos lá e começamos a tratar as pessoas não tivemos mais óbitos”, detalhou Oliveira.

O secretário ressaltou que a expectativa é de que o surto fique efetivamente restrito àquele território. “Não temos nenhum motivo, até agora, pra achar que esse surto de malária, que tem como centro Vila Pavão, seja um surto que se espalhe pelo Estado. Pelo contrário, não há nenhum motivo de pânico para a população”, enfatizou Oliveira.

O secretário explicou que a equipe trabalha com a hipótese de que alguém infectado chegou àquela região, porque o parasita da malária que foi encontrado nas amostras de sangue dos pacientes  não existe no Espírito Santo. “Tem na região amazônica, no Norte do país. Nós  estamos pesquisando para saber qual foi o caso que originou a transmissão, mas tudo indica que é um parasita trazido por alguém que veio de fora do Estado”, acrescentou o secretário de Estado da Saúde.

Na recepção aos medicamentos em Vila Pavão, neste sábado(04), o secretário de Saúde do município, Cláudio da Cruz Oliveira, salientou que o trabalho feito durante a semana já está gerando resultado, e isso pode ser percebido no percentual de casos positivos, que têm diminuído. “Logo no início, o índice de lâminas contaminadas estava em  95%. Hoje a positividade já está reduzindo. Estamos vendo o resultado do trabalho que temos feito”, comentou o secretário municipal.

Cláudio disse que uma equipe está presente nas localidades com mais casos  de malária registrados, que são Conceição do 15 e Praça Rica. A equipe está realizando o bloqueio  aplicando inseticida dentro e fora das casas. “Hoje foi o fumacê também. Queremos incentivar a população a cuidar dos quintais e que as pessoas vejam a nossa atitude de urgência contra a malária, “detalhou o secretário de Saúde de Vila Pavão. 

Malária

A doença é causada por parasitas do gênero Plasmodium, que são transmitidos ao homem pela picada da fêmea infectada do mosquito Anopheles.

Medidas

Na quinta-feira (02), a Secretaria de Estado da Saúde enviou profissionais do Núcleo Especial de Vigilância Epidemiológica, do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), do Núcleo de Entomologia e Malacologia e do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES) para dar apoio à equipe da Superintendência Regional de Saúde e aos municípios envolvidos nas ações de controle e combate ao surto. Um médico e pesquisador da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) também esteve no local e está dando suporte.

Frentes de trabalho

Foram abertas várias frentes de trabalho: busca ativa de pessoas com sintomas de malária em Vila Pavão e em territórios do entorno; capacitação das equipes da Atenção Primária à Saúde para diagnóstico precoce e tratamento da doença e também para realização de bloqueio com borrifação de inseticida casa a casa e na área perifocal; orientação aos profissionais e investigação de casos no Hospital Estadual Alceu Melgaço Filho, em Barra de São Francisco, e no Hospital São Marcos, em Nova Venécia; captura de mosquitos para verificar que espécie do parasita causador da malária está em circulação no local; análise laboratorial para diagnóstico da doença; tratamento dos pacientes com diagnóstico positivo para malária; distribuição de repelentes, repassados pelo Ministério da Saúde, para que a população da região afetada possa se prevenir contra a picada do mosquito; monitoramento e investigação dos casos para avaliar a forma como a doença está se desencadeando na região e para identificar a primeira pessoa que adoeceu, de forma que seja possível descobrir como o surto teve início.

A equipe já identificou que o parasita presente nos casos diagnosticados é o Plasmodium falciparum, uma espécie mais agressiva do que as demais e que não é encontrada no Espírito Santo. Por isso, a hipótese mais provável considerada pelos profissionais envolvidos na investigação é de que os casos tenham sido originados a partir de um caso importado, possivelmente do Norte do país, onde a malária é endêmica. No Brasil, de forma geral, o Plasmodium vivax é o causador mais comum da malária.

Alerta

A maioria dos casos de malária se concentra na região amazônica (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), área endêmica da doença. No Espírito Santo, deve-se suspeitar de malária quando o paciente está com febre e esteve em alguma região, no Brasil ou no exterior, com transmissão de malária; nos moradores ou visitantes de áreas rurais onde existe Mata Atlântica; e ainda em pessoas que moram em áreas rurais no Norte do Estado e apresentem doença febril sem causa aparente, pois nesta região ocorre um fluxo migratório contínuo de pessoas da região amazônica.

A Sesa alerta os serviços de saúde de todo o estado para que fiquem atentos a pacientes que busquem atendimento apresentando sintomas indicativos de malária. A doença começa com febre e fraqueza e se desenvolve com dor de cabeça, dor no corpo, calafrios, acompanhados por dor abdominal, dor nas costas, tontura, náuseas e vômitos. Nestes casos, os profissionais de saúde devem questionar o paciente se ele esteve no município de Vila Pavão recentemente (ou em alguma área de transmissão da doença) ou se entrou em contato com alguém que reside ou que esteve na localidade. Para a população, a orientação é buscar atendimento imediatamente se começar a apresentar um destes sintomas.

Saiba mais

A malária pode evoluir para forma grave e até para óbito, mas a doença tem cura se for tratada em tempo oportuno e adequadamente. Os sintomas da malária não aparecem de imediato. Eles surgem depois de transcorrido o período de incubação, que é o tempo compreendido entre a penetração do parasita no organismo e o aparecimento dos primeiros sintomas – o que pode levar de 7 a 14 dias, em média, podendo chegar até 60 dias. Após esse período, a pessoa começa a sentir os sintomas. O tratamento é feito com remédios e dura de dois a sete dias.

Não há vacina contra malária, mas existem várias medidas de proteção individual que podem ser adotadas pela população para reduzir a possibilidade da picada do mosquito transmissor da doença, como usar repelente; usar cortinados e mosquiteiros; usar telas em portas e janelas; evitar frequentar locais próximos a criadouros naturais de mosquitos, como beira de rio ou áreas alagadas ao final da tarde até o amanhecer; usar calças e camisas de mangas compridas e cores claras.

Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)

Advertisement Banner
Redação I Correio Espirito Santo

Redação I Correio Espirito Santo

O Correio Espírito Santo é um portal de notícias comprometido em levar informação de qualidade, com agilidade e credibilidade, aos leitores capixabas e de todo o Brasil. Com uma cobertura diversificada, o site aborda temas como política, economia, segurança, cultura, entretenimento e esportes, sempre com uma linguagem acessível e objetiva. Nosso compromisso é manter a sociedade bem-informada, oferecendo um jornalismo responsável e imparcial. Acompanhamos de perto os acontecimentos mais relevantes do Espírito Santo, destacando os fatos que impactam o dia a dia da população. Além disso, o Correio Espírito Santo valoriza o jornalismo investigativo e opinativo, trazendo análises aprofundadas e conteúdos exclusivos. Com uma equipe dedicada e apaixonada pela notícia, o portal busca inovar constantemente, integrando tecnologia e comunicação para proporcionar uma experiência informativa dinâmica e interativa.

Notícias Relacionadas!

governo do estado amplia micropolo serrano e reforça atendimento especializado na região serrana © divulgação i via secom es

Governo do Estado autoriza ampliação do ambulatório do Micropolo Serrano em Domingos Martins

Espírito Santo sanciona lei que garante atendimento especializado para pessoas com TDAH

Recesso sem regressão: como manter o desenvolvimento infantil das crianças neurodivergentes no fim de ano

dor na coluna © divulgação

Dor na coluna atinge pacientes cada vez mais jovens e preocupa especialistas

bruna rabello, nutricionista do hospital vitória apart. foto divulgação

Beber e comer bem nas festas de fim de ano sem abrir mão da saúde

mulher grávida a cozinhar alimentos saudáveis © valeria aksakova

Médica explica a importância da melhora metabólica e preparação para a gestação

mulher doente com dor de estômago na sala de estar © diana.grytsku

Doença de Crohn: especialista alerta para desafios e avanços no cenário brasileiro

Próximo Artigo

Participação do sexo feminino na política é debatida

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Recomendado!

Deputados cobram medidas contra o impacto do calor nas escolas estaduais

Assembleia Legislativa encerra 2025 com mais de mil projetos apresentados e intensa atividade parlamentar

encontro de advogadas oab es © lucas s costai via ales

Delegacias capixabas passam a comunicar OAB-ES casos de violência doméstica envolvendo advogados

cafés especiais produzidos por mulheres capixabas ganham espaço no mercado mineiro © divulgação via seag

Projeto Mulheres do Café leva produção capixaba ao mercado de cafés especiais de Minas Gerais

governo do estado amplia micropolo serrano e reforça atendimento especializado na região serrana © divulgação i via secom es

Governo do Estado autoriza ampliação do ambulatório do Micropolo Serrano em Domingos Martins

sistema transcol © divulgação i via ceturb es

Ceturb-ES disponibiliza ônibus extras para o Jesus Vida Verão em Vila Velha

réveillon 2026 impulsiona turismo no espírito santo © secretaria do turismo (setur)

Réveillon impulsiona turismo no Espírito Santo e registra alta no fluxo de visitantes e no gasto médio

Nossa Página no Facebook!

Correio Espírito Santo

© 2018 - 2025. Todos os diretos reservados. Proibida a reprodução. Desenvolvido por Agência Caparaó.

Sobre O Correio!

  • Termos de Uso
  • Política Privacidade
  • Contato!

Siga Nossas Redes!

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Caderno Tech!
  • Panorama Cultural
  • Arena Total!
  • Entre Linhas
  • Espírito Santo
  • iGossip News!
  • Mundo da Saúde 360!

© 2018 - 2025. Todos os diretos reservados. Proibida a reprodução. Desenvolvido por Agência Caparaó.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Consulte nossa Política de Privacidade e Cookies.