Sexta-feira, 12 de Junho de 2026
PORTAL IBATIBA ONLINE!
MUNDO DA SAÚDE 360!
DIÁRIO DA NAÇÃO!
CADERNO TECH!
PORTAL IGOSSIP NEWS!
No Result
View All Result
Correio Espírito Santo
  • Home
  • Agro
  • Cultura
  • Economia
  • Esportes
  • Justiça
  • Mundo
  • Politica
  • Saúde
  • Segurança
  • Sociedade
  • Tech
  • Home
  • Agro
  • Cultura
  • Economia
  • Esportes
  • Justiça
  • Mundo
  • Politica
  • Saúde
  • Segurança
  • Sociedade
  • Tech
No Result
View All Result
Correio Espírito Santo
No Result
View All Result
Home Mundo da Saúde 360! Bem Estar

Adicionar sal na água faz bem para a saúde? 

Redação I Via Diário da Nação Por Redação I Via Diário da Nação
Quinta-feira, 30 de Novembro de 2023
Em Bem Estar, Palavra Aberta
Reading Time: 2 mins read
483 10
A A
0
Share on FacebookShare on Twitter

No Brasil, mais de 30 mil mortes em 2019 foram associadas ao consumo excessivo de sódio, revelando-se um problema de saúde pública. Embora o sódio desempenhe papel crucial no equilíbrio hídrico e na função muscular, de acordo com a médica Patrícia Santiago, a ingestão exacerbada, principalmente através de alimentos industrializados e embutidos, ultrapassa as recomendações da OMS.

O mito do “detox” e aumento de energia através da água com sal é amplamente descartado pela ciência. Patrícia explica que estudos não comprovam eficácia na desintoxicação, uma vez que o corpo humano já possui sistemas eficientes para eliminar toxinas, como fígado, rins, intestino e pele.

Aliado aos malefícios amplamente já conhecidos, a Universidade Denik, na Austrália, conduziu pesquisa sobre a relação entre sal e gordura na dieta. Quanto mais sal possuía nas sopas oferecidas aos voluntários, menos perceptível era a presença de gordura, indicando um possível efeito negativo na percepção alimentar, “O sódio em excesso não apenas eleva a pressão arterial, aumentando o risco de doenças cardíacas, mas também estimula a produção de insulina, podendo contribuir para o acúmulo de gordura”, acrescenta a médica.

Além disso, Santiago destaca que a retenção de líquidos ocasionada por consumir sal em excesso, pode resultar em inchaço nas extremidades.

Embora alguns defendam os benefícios do sal integral, sua ingestão em grandes quantidades ainda assim pode acarretar hipertensão arterial sistêmica, aumentando o risco de infarto, insuficiência cardíaca, AVC, entre outras condições graves, “Além disso, diferente do propagado nas redes sociais, a quantidade presente de minerais no sal rosa e semelhantes, não possui grande significância. Seria necessário consumir muito sal para aproveitar os minerais”, finaliza a especialista.

Divulgar essa “dica” para a população brasileira é ainda mais perigoso, levando em conta que o povo brasileiro consome quase o dobro da quantidade recomendada pela OMS, conforme uma pesquisa da Fiocruz. O apelo é para a redução do consumo de sal, enfatizando a importância de uma dieta equilibrada.

A especialista reforça que manter uma hidratação adequada e uma dieta balanceada, rica em frutas e vegetais, fibras e proteínas (como peixes, leguminosas, ovos e frango) é a chave para o equilíbrio do corpo e a prevenção de problemas de saúde.

Tags: adicionarÁguaartigosBEMestarfazParáSalSaúde
Artigo Anterior

Casagrande embarca para Dubai e Ricardo Ferraço assume Governo do Estado pela quarta vez

Próximo Artigo

Yoga e gravidez: Como a prática pode ajudar no pré e pós-parto? Especialista explica

Redação I Via Diário da Nação

Redação I Via Diário da Nação

Diário da Nação é um portal digital que se destaca no cenário de notícias e entretenimento, oferecendo conteúdo relevante e atualizado sobre música, cinema, famosos, tendências culturais e acontecimentos de grande repercussão. Focado em proporcionar uma experiência interativa para o público, o site não só traz informações sobre o mundo das celebridades, mas também compartilha análises, curiosidades e novidades sobre o universo do entretenimento e da cultura pop. Seu compromisso é com a qualidade da informação e a diversidade dos temas, garantindo que os leitores fiquem por dentro do que está em alta de forma descontraída e envolvente.

Notícias Relacionadas!

foto reprodução do instagram do neymar

Luana Piovani chama Neymar de “calvo” e especialistas explicam quando a queda de cabelo exige tratamento

imagem1(1)

Seu intestino conversa com o cérebro: Entenda como a alimentação pode influenciar na sua saúde mental

andrej lisakov q9ic2uqwpeg unsplash

Transplante capilar: hora certa, expectativas reais e o que o caso de Diogo Nogueira revela

whatsapp image 2026 04 14 at 16.28.01

Alunos de Cabeleireiro do Senac-ES propõem atendimento domiciliar de beleza para idosos, acamados e autistas

imagem1 (1)

Quer viver melhor? Médico aponta seis hábitos que fazem diferença na saúde

Justiça brasileira aprova medidas que garantem direitos de 2 milhões de neurodivergentes

Justiça brasileira aprova medidas que garantem direitos de 2 milhões de neurodivergentes

Próximo Artigo

Yoga e gravidez: Como a prática pode ajudar no pré e pós-parto? Especialista explica

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Recomendado!

Anp aplica 21 multas por preços abusivos em combustíveis durante o último trimestre

ANP multa 21 empresas por preços abusivos de combustíveis após instabilidade no mercado

Dario Durigan cancela viagem à Rússia após fechamento de aeroporto em Moscou

Durigan diz que governo vai impedir pauta-bomba de ferir a agenda econômica e o país

Justiça Federal obriga União a finalizar demarcação da Terra Indígena dos Kajkwakratxi

Justiça Federal obriga União a finalizar demarcação da Terra Indígena dos Kajkwakratxi

Oit estabelece novas regras globais para proteger prestadores de serviço em aplicativos

OIT aprova convenção que obriga apps a pagar salário mínimo local a prestadores de serviço

BNDES destina R$ 120 milhões para proteger bacias hidrográficas em metrópoles brasileiras

BNDES destina R$ 120 milhões para proteger bacias hidrográficas em metrópoles brasileiras

Governo busca aval do TCU para destravar obras da Transnordestina em Pernambuco

Governo busca aval do TCU para destravar obras da Transnordestina em Pernambuco

Nossa Página no Facebook!

Correio Espírito Santo

© 2018 - 2025. Todos os diretos reservados. Proibida a reprodução. Desenvolvido por Agência Caparaó.

Sobre O Correio!

  • Termos de Uso
  • Política Privacidade
  • Contato!

Siga Nossas Redes!

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Caderno Tech!
  • Panorama Cultural
  • Arena Total!
  • Entre Linhas
  • Espírito Santo
  • iGossip News!
  • Mundo da Saúde 360!

© 2018 - 2025. Todos os diretos reservados. Proibida a reprodução. Desenvolvido por Agência Caparaó.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Consulte nossa Política de Privacidade e Cookies.