Vitória (ES) – A rede de fibra óptica do Poder Executivo Estadual, implantada por meio do projeto ES Digital, já está presente nos 78 municípios do Espírito Santo, garantindo conexão de alta velocidade para órgãos públicos em todo o Estado. A iniciativa é coordenada pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest).
Com a nova estrutura, hospitais, escolas, delegacias, Ciretrans e outras repartições estaduais passaram a contar com acesso à internet de 1 gigabit por segundo (Gbps), o que tem contribuído diretamente para aumento da produtividade e maior agilidade na prestação de serviços públicos.
Atualmente, são 1.106 pontos instalados em todas as regiões do Estado. A rede proporciona mais eficiência aos sistemas corporativos hospedados no Data Center do Prodest, permitindo, por exemplo, a transferência rápida de grandes volumes de dados, como backups, vídeos e fotos.
Outro impacto relevante é na área da segurança pública. Com a nova conectividade, tornou-se possível o acesso em tempo real a imagens de câmeras de videomonitoramento, fortalecendo as estratégias de combate à criminalidade.
A rede também facilita o uso de telefonia VOIP e videoconferências, o que reduz a necessidade de deslocamentos para reuniões, gerando economia de recursos e mais praticidade no dia a dia dos servidores.
O diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio, destacou a importância do projeto para a modernização do serviço público. “A chegada de uma rede de alta velocidade para todos os municípios capixabas é um exemplo do esforço do atual Governo em promover a transformação digital de forma efetiva em nosso Estado”, afirmou. “Agora, temos um cenário altamente favorável para utilizar as melhores soluções de TI em prol da melhoria do serviço público e do atendimento à população.”