Guarapari (ES) – O cenário eleitoral desta quinta-feira (1º) é pautado por uma movimentação intensa de olho na exposição televisiva e no diálogo direto com o eleitorado. A grande vitrine do dia será o debate organizado pela Rede Globo, que concentra a participação de diversos postulantes ao Palácio do Planalto no período noturno. Estão confirmados para o confronto de ideias Romeu Zema, do Novo; Augusto Cury, do Avante; Flávio Bolsonaro, do PL; e Ronaldo Caiado, do PSD.
Enquanto parte dos presidenciáveis se prepara para o embate na televisão, outros nomes da disputa apostam na pulverização da imagem através de novas plataformas. É o caso de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, que tem agendada uma entrevista no Flow Podcast para o período da noite. O formato, cada vez mais central na comunicação política, busca alcançar um público que frequentemente prefere o consumo de conteúdo sob demanda aos meios tradicionais.
A diplomacia e o acompanhamento do processo eleitoral também integram o cotidiano dos candidatos. Wilson Grassi tem compromisso marcado com um representante da Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA) durante a tarde. No mesmo sentido, Clariana Barão, do DC, cumpre uma agenda virtual com a mesma entidade internacional, reforçando a atenção que organismos estrangeiros dedicam ao pleito brasileiro.
Nas ruas e nos espaços acadêmicos, a campanha segue com contornos de mobilização popular. Hertz Dias, do PSTU, dedicará a tarde a uma ação de panfletagem no centro de Guarulhos, em São Paulo. À noite, ele migra para o ambiente universitário com uma visita à Unifesp. Já Renan Santos, da Missão, terá uma agenda dupla no Rio de Janeiro: participa de um ato em Niterói no período vespertino e, ao anoitecer, integra um protesto organizado em frente à sede da Rede Globo, na capital fluminense.
Apesar da intensa atividade de campanha registrada por grande parte dos nomes presentes na disputa, nem todos os postulantes tornaram públicos seus planos para a data. Até o fechamento desta edição, não foram disponibilizadas informações oficiais sobre os itinerários de Edmilson Costa, do PCB; Rui Costa Pimenta, do PCO; e Samara Martins, da UP. A cobertura da agenda de campanha segue um rodízio rigoroso em ordem alfabética, assegurando a paridade na exposição dos nomes que buscam o comando do Executivo federal.










