Uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag) acompanhou de perto, na tarde desta quinta-feira (23), o andamento das obras na barragem do córrego Caximbau, em Jaguaré, no Norte do Espírito Santo. O novo reservatório ajudará a garantir o abastecimento de água no município em períodos de estiagem. Ele está sendo construído na comunidade de São Geraldo, e 45% dos trabalhos estão concluídos.
A barragem Caximbau tem capacidade de armazenar em 18 hectares de lâmina de água um volume de 282 milhões de litros de água. O corpo da barragem está em frase de conclusão e está em fase de execução a construção do vertedouro e em implantação a área do Plano de Recuperação da Área Degradada (PRAD).
O subsecretário de Estado da Agricultura, Marcus Magalhães, destacou que a barragem no córrego Caximbau reforça a reservação hídrica no município. “Em Jaguaré já entregamos no início deste ano a barragem de Água Limpa. E, com a conclusão deste novo reservatório, é a garantia que em futuros períodos de estiagem não falte água para os moradores de Jaguaré nem para a agricultura do município”, ressaltou.
Em maio deste ano, Jaguaré recebeu a inauguração de Água Limpa, que além de garantir a reserva de água para períodos de estiagem, também é considera um ponto turístico da região. O investimento foi de R$ 1,5 milhão e o reservatório com capacidade de armazenar 433 milhões de litros de água.
Assessoria de Comunicação da Seag