Quarta-feira, 4 de Fevereiro de 2026
PORTAL IBATIBA ONLINE!
MUNDO DA SAÚDE 360!
DIÁRIO DA NAÇÃO!
CADERNO TECH!
PORTAL IGOSSIP NEWS!
No Result
View All Result
Correio Espírito Santo
  • Home
  • Agro
  • Cultura
  • Economia
  • Esportes
  • Justiça
  • Mundo
  • Politica
  • Saúde
  • Segurança
  • Sociedade
  • Tech
  • Home
  • Agro
  • Cultura
  • Economia
  • Esportes
  • Justiça
  • Mundo
  • Politica
  • Saúde
  • Segurança
  • Sociedade
  • Tech
No Result
View All Result
Correio Espírito Santo
No Result
View All Result
Home Sociedade Politica

Contarato é eleito presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal

Em sua primeira fala ao colegiado, o senador capixaba homenageou Chico Mendes, em desagravo à sua memória, e resgatando a sua história.

Redação I Correio Espirito Santo Por Redação I Correio Espirito Santo
Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2019
Em Politica
Reading Time: 4 mins read
473 20
A A
0
Share on FacebookShare on Twitter

 

Em sua posse, nesta quarta-feira (13), o senador apontou prioridade para a instalação da CPI de Brumadinho, que investigará as causas da tragédia, e para a tramitação do projeto de Lei do Senado 224/2016, texto que visa instituir Política Nacional de Segurança de Barragens.

Em sua primeira fala ao colegiado, o senador capixaba homenageou Chico Mendes, em desagravo à sua memória, e resgatando a sua história.

Na última segunda-feira (11), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em entrevista ao Roda Viva (TV Cultura), questionou: ‘que diferença faz quem é Chico Mendes?’

Contarato disse: “se alguém me perguntasse quem é Chico Mendes, eu responderia foi e continua sendo, com seu legado, um dos maiores líderes globais na defesa da Amazônia, na defesa dos povos da Amazônia e na defesa de um país mais justo”.

Ao finalizar seu discurso, Contarato citou frase histórica de Chico Mendes: “No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a Floresta Amazônica. Agora, percebo que estou lutando pela humanidade.”

Confira, a seguir, o discurso do senador Fabiano Contarato (REDE-ES), presidente da CMA do Senado Federal pelo biênio 2019/2020.

Saúdo a todos os Senadores e Senadoras, agradecendo-os pela confiança que me depositaram ao me elegerem para presidir um colegiado da relevância desta Comissão de Meio Ambiente.

Agradeço a todos os brasileiros e brasileiras e peço licença para fazer um registro de agradecimento especial ao povo capixaba, que me delegou a responsabilidade de representá-los nesta Casa: me esforçarei com entusiasmo incansável para atender seus anseios e cumprir meu mandato com a mais alta dignidade. 

Como compromissos imediatos, já anuncio que apoio a instalação imediata da CPI para investigar o rompimento da Barragem de Brumadinho e que pautarei com a maior brevidade possível Projeto de Lei do Senado n° 224, de 2016, resultante dos esforços da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, ao acompanhar o episódio dramático de Mariana, encampado pelo meu conterrâneo, o ex-Senador Ricardo Ferraço, que também foi reapresentado nesta Casa pelos senadores Randolfe Rodrigues (REDE-AP) e Leila Barros (PSB-DF).

Este Projeto trata de reforçar a efetividade da Política Nacional de Segurança de Barragens, para dotar de novos instrumentos o Conselho Nacional de Recursos Hídricos. Com ele, a tragédia de Mariana (2015), repetida em Brumadinho (2019), enfim mobilizará o Estado brasileiro por uma resposta enérgica a esse quadro generalizado de negligência governamental, impunidade sistêmica e irresponsabilidade desmedida das mineradoras.

Que, com essa medida, acaso aprovada, não observemos a banalização deste descaso que deixou em luto dezenas de famílias brasileiras e gerou prejuízo incalculável à fauna e à flora nacional. Apenas para se ter em conta o relevo da matéria e o seu senso de urgência, só o estado de Minas Gerais possui mais de 300 barragens inseguras[1].

Que as vidas sacrificadas criminosamente em Mariana e Brumadinho possam deixar, em meio a essa dor irreparável, uma lição para o futuro, de maior responsabilidade pela segurança das comunidades e dos ecossistemas que se situam nas proximidades de barragens!

Que tenhamos nesta Comissão o locus por excelência do debate parlamentar sobre a legislação de proteção ao meio ambiente, mas que não admitamos um retrocesso sequer em termos da proteção deste patrimônio que não pertence apenas a nós, mas antes garantirá a existência das futuras gerações, que não podem escolher por si mesmas neste momento decisivo.

Que não nos furtemos ao debate profícuo sobre modernizar a legislação: há sempre espaço para aperfeiçoamentos. Mas que este argumento não sirva para patrocinar regressões. Decisões políticas equivocadas nesta delicada quadra ambiental não nos permitirão uma nova chance, uma nova oportunidade para desfazer equívocos: que a prudência seja nosso maior balizador!

Que não nos guiemos por enganos deliberados, como a negação das mudanças climáticas ou a relativização da proteção à nossa Amazônia, em especial, e a todos os demais riquíssimos biomas brasileiros. Que possamos embarcar de vez num projeto que compreende que desenvolvimento, geração de emprego e renda e preservação do meio ambiente não são mutuamente excludentes entre si, mas, ao contrário, são imperativos inseparáveis um do outro.

Ainda, em meu agradecimento relembro uma passagem da encíclica do Papa Francisco sobre o meio ambiente denominada “ladauto si” (2017), ou “sobre o cuidado com a casa comum”, em que o pontífice nos convida a uma “conversão ecológica”: “o desenvolvimento sustentável implicará novas modalidades para crescer, noutros casos – face ao crescimento ganancioso e irresponsável, que se verificou ao longo de muitas décadas – devemos pensar também em abrandar um pouco a marcha, pôr alguns limites razoáveis e até mesmo retroceder antes que seja tarde”.

Também, agradeço e dedico este momento à memória de Chico Mendes, e se alguém me perguntasse quem é Chico Mendes, eu responderia: Chico Mendes foi e continua sendo, com seu legado, um dos maiores líderes globais na defesa da Amazônia, na defesa dos povos da Amazônia e na defesa de um pais mais justo.

Tem uma frase de Chico Mendes que compartilho, em respeito à sua memória: “No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a Floresta Amazônica. Agora, percebo que estou lutando pela humanidade.”

Para não me alongar, em respeito aos pares, registro mais uma vez meu derradeiro e sincero muito obrigado!

Source: Assessoria de Comunicação do Senador Fabiano Contarato
Advertisement Banner
Redação I Correio Espirito Santo

Redação I Correio Espirito Santo

O Correio Espírito Santo é um portal de notícias comprometido em levar informação de qualidade, com agilidade e credibilidade, aos leitores capixabas e de todo o Brasil. Com uma cobertura diversificada, o site aborda temas como política, economia, segurança, cultura, entretenimento e esportes, sempre com uma linguagem acessível e objetiva. Nosso compromisso é manter a sociedade bem-informada, oferecendo um jornalismo responsável e imparcial. Acompanhamos de perto os acontecimentos mais relevantes do Espírito Santo, destacando os fatos que impactam o dia a dia da população. Além disso, o Correio Espírito Santo valoriza o jornalismo investigativo e opinativo, trazendo análises aprofundadas e conteúdos exclusivos. Com uma equipe dedicada e apaixonada pela notícia, o portal busca inovar constantemente, integrando tecnologia e comunicação para proporcionar uma experiência informativa dinâmica e interativa.

Notícias Relacionadas!

Deputados cobram medidas contra o impacto do calor nas escolas estaduais

Assembleia Legislativa encerra 2025 com mais de mil projetos apresentados e intensa atividade parlamentar

o deputado federal gilson daniel (pode es) divulgação i via câmara dos deputados

Gilson Daniel propõe critérios para conversão de prisão em flagrante para preventiva e fortalece combate à impunidade

ricardo ferraço autoriza pacote de obras e investimentos no município de ibatiba © guilherme pagotto i via governo es

Ricardo Ferraço autoriza pacote de obras e investimentos no município de Ibatiba

comissão de finanças realizou audiência para debater proposta do poder executivo encaminhada à ales © lucas s. costa

Prefeitos e vereadores pedem inclusão de obras e investimentos na PLOA 2026

segundo o governador renato casagrande, medida favorece a regularização fundiária © kamyla passos

Imóvel na Vila Rubim pode ser transferido a ocupantes após pagamento de taxas

deputados da comissão de justiça reunidos nesta terça feira no plenário dirceu cardoso © paula ferreira i via ales

Ales discute projetos sobre proteção infantil e estrutura escolar; um é aprovado e outro rejeitado

Próximo Artigo

Jogadores se preparam para o "Dia D" no Black Desert Online

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Recomendado!

b889d8a6 8acc 40ff 8753 558cdfaefb1d2

Carnaval 2026: Rio vive domingo de estreias históricas com Ivete Sangalo e Ana Petkovic em diferentes pontos da cidade

whatsapp image 2026 01 30 at 11.30.29

Breno & Bernardo lançam “Zé Baguncinha” com Iguinho & Lulinha e encerram fase do DVD “B&Bendo Por Aí” edição Goiânia

whatsapp image 2026 01 29 at 10.30.17 (3)

Copa Verão 2026 será a primeira competição do ano válida para o ranking nacional do NKR no ES

whatsapp image 2026 01 28 at 14.26.11

Rei e Rainha da Quadra: terceira edição do evento de beach tennis já está com inscrições abertas

72205918 eeaf 4bce 8944 cc67c1f015fa

Bloco Maravilhosas estreia na orla de Ipanema e aposta na energia “CarnaFunk” de Ana Petkovic

1 (1)

RandômicoLab: plataforma conecta educação e inovação global

Nossa Página no Facebook!

Correio Espírito Santo

© 2018 - 2025. Todos os diretos reservados. Proibida a reprodução. Desenvolvido por Agência Caparaó.

Sobre O Correio!

  • Termos de Uso
  • Política Privacidade
  • Contato!

Siga Nossas Redes!

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Caderno Tech!
  • Panorama Cultural
  • Arena Total!
  • Entre Linhas
  • Espírito Santo
  • iGossip News!
  • Mundo da Saúde 360!

© 2018 - 2025. Todos os diretos reservados. Proibida a reprodução. Desenvolvido por Agência Caparaó.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Consulte nossa Política de Privacidade e Cookies.