Nos últimos anos, a publicação de livros deixou de ser apenas um espaço exclusivo de escritores profissionais para se tornar também uma estratégia muito comum entre profissionais das mais diversas áreas.
Médicos, advogados, pesquisadores e até empreendedores têm buscado cada vez mais consolidar sua autoridade por meio de obras autorais publicadas e essa é uma tendência que ainda tem muito para oferecer.
Construção de autoridade
De acordo com Antonella Carvalho de Oliveira, editora-chefe da Atena Editora, o movimento reflete uma necessidade crescente de diferenciação no mercado e o uso de livros ajuda a construir esse diferencial com mais facilidade.
“Ter um livro publicado dá um peso maior a qualquer profissional. É como se fosse uma credencial que amplia a credibilidade e o reconhecimento diante do público e dos pares, um arco de autoridade sobre o que se fala”, explica.
Quando um profissional reúne anos de experiência em páginas publicadas, ele constrói um legado que pode impactar tanto alunos quanto clientes, contribuindo para a difusão de conhecimento e fortalecendo sua marca pessoal.
“Além de reforçar a autoridade técnica, o livro é também um canal de diálogo mais profundo com a sociedade e com o seu público alvo, o que o torna um excelente meio de construção de autoridade profissional, por exemplo”, destaca Antonella Carvalho de Oliveira.