Vitória (ES) – Após se consolidar na região sul do Brasil e dar início ao plano de expansão para outras localidades, o Café Cultura, premiada rede especializada em cafés especiais, chega à capital capixaba para compor o mix de lojas da nova ala do Shopping Vitória. A cafeteria vem com a proposta de oferecer um ambiente agradável e acolhedor para quem busca opções de pratos saborosos para todos os momentos do dia. Os apreciadores de cafés especiais poderão saborear bebidas feitas a partir de grãos premium oriundos do sul de Minas Gerais.
Com cerca de 50 cafeterias em seis Estados, a rede comercializa mais de 5 milhões de xícaras ao ano. Em 2024, a marca nascida há mais de duas décadas em Florianópolis cresceu 18,5%, com faturamento que superou os R$ 80 milhões. O Café Cultura, cujo nome é inspirado em cafeicultura, foi criado com a missão de difundir a cultura da apreciação dos cafés especiais associada a uma gastronomia refinada.
Para isso, os fundadores, Luciana Melo e Joshua Stevens, abriram mão da massificação e optaram por um produto proveniente de cafeicultores que praticam uma agricultura de origem, sustentável, especializada e certificada. Neste hall incluem-se, também, lavouras que têm mulheres à frente. Outro diferencial é que a torrefação dos grãos é feita pela própria marca.
À frente da unidade de Vitória está Bruno Freitas Franzotti Silva, cuja história guarda semelhanças com as de muitos brasileiros. Engenheiro Mecânico e de Materiais, com formação no Brasil e na França, ele deixou o emprego de mais de 20 anos com carteira assinada, em uma multinacional, para se tornar empresário. E o Café Cultura é sua segunda incursão neste universo.
“Fiz um acordo com a empresa porque queria muito empreender. Meu primeiro negócio é um autocenter, também na área de franquias. Mas, queria investir em outros ramos e me deparei com o Café Cultura”. Sobre os fatores que o levaram a escolher a marca ele é taxativo. “O pioneirismo no trabalho com cafés especiais e o estilo único de cafeteria me chamaram a atenção. Acredito que teremos muito sucesso porque o público aqui consome muito café”, complementa.
Momento favorável – As cafeterias e franquias de Food Service e Alimentação vêm apresentando um movimento ascendente. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, apenas no segundo trimestre de 2025, o segmento cresceu 14,2% em relação ao mesmo período de 2024. Os números das franquias no geral no estado do Espírito Santo também se mostram positivos. Apenas no segundo trimestre deste ano, o crescimento foi de 15,3%.
Os cafés especiais também estão em ascensão. Segundo a Brainy Insights, o setor global de cafés especiais deve chegar a US$ 152,69 bilhões até 2030, com crescimento de 12,32% ao ano. Além disso, estima-se que cerca de 5% a 10% do consumo brasileiro de cafés já seja de grãos especiais.
“Como um grande polo produtor, o Espírito Santo também é forte na cultura do café. Esperamos trazer uma nova opção para os amantes da bebida. Vitória vai ser nossa estreia, mas queremos chegar a outras cidades do estado”, afirma Luciana Melo, CEO e fundadora da Café Cultura.
A necessidade de oferecer um cardápio democrático e diversificado se tornou outro atrativo. “Temos opções para os mais diversos paladares e para todos os momentos do dia, do café da manhã ao happy hour. Nossas opções vegetarianas e veganas, sem glúten ou lactose, são outro diferencial, já que são extremamente saborosas e não deixam nada a dever para as regulares. Uma das provas é nosso bolo de chocolate sem glúten e o sanduíche de pastrami vegetal que fazem muito sucesso”, finaliza a CEO.
Sobre o Café Cultura
(E)coar e (e)levar a cultura da apreciação de cafés especiais, sendo reconhecida como marca-referência no Brasil. Esta é a missão do Café Cultura que, há mais de 20 anos, tem como compromisso oferecer, em cada uma de suas lojas, um ambiente propício a experiências acolhedoras ligadas ao que há de melhor do café e da gastronomia. Essa atmosfera é complementada pela torrefação diária dos grãos 100% Arábica oriundos de fazendas e produtoras independentes com certificado de sustentabilidade e rastreabilidade. Com DNA catarinense e surgida a partir do sonho de uma mineira e de um americano, a rede – que comercializa mais de 5 milhões de xícaras ao ano – atua no franchising desde 2014, tem presença consolidada nos estados do Sul do Brasil e também já conta com operações no Rio de Janeiro, São Paulo e está em expansão para outras localidades brasileiras.
A boa reputação da rede se ratifica por meio das inúmeras premiações e reconhecimentos ao longo dos anos. Entre essas destacam-se “Melhor Café – Veja Santa Catarina” durante 10 anos seguidos de 2004 a 2014; TOP 20 Cafeterias do Brasil da Revista Espresso 2016; Prata na categoria Brand Design – 7ª prêmio ABF+RDI 2017; Prata na categoria Projeto Arquitetônico – 8º Prêmio ABF+RDI 2018; Endeavor – Uma das empresas escolhidas para o programa de organização 2018 /2019; Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (Cafeteria nº 1 do Sul do país; 8ª melhor franquia de cafeterias do Brasil 2019; 4 Estrelas 2023-2024); EY – Ernst & Young Global Limited 2020; Melhores Franquias – A maior rede de cafeterias do Brasil 2021; Design de Varejo – loja do ano 2021; Design de Varejo – 1º lugar na categoria Lojas de Serviços de Alimentação 2021; Bom Gourmet especialidade Brunch 2022; Selo de Excelência em Franchising ABF e VEJA RIO – Comer & Beber indicado 2022/2023. Em 2024, Luciana Melo também foi incluída no grupo de homenageadas na 27ª edição do Programa Empreendedor do Ano Brasil, na categoria Winning Women.










