Em mais uma tentativa de negociar a saída de brasileiros da Faixa de Gaza para o Egito, o presidente Lula conversou, nesta quarta-feira (25), com o emir do Catar, Tamim bin Hamad Al-Thani, por telefone.
De acordo com o Itamaraty, ambos defendem a abertura de um corredor humanitário, a libertação de todos os reféns e o fim dos conflitos. Durante a conversa, Lula também comentou a situação dos brasileiros que ainda aguardam serem resgatados, na Faixa de Gaza.
Nesta quarta, o presidente Lula chamou de “graves” os conflitos na região.
O avião presidencial brasileiro continua no Cairo, Egito, aguardando a chegada, por terra, dos brasileiros vindos de Gaza. Mas para isso é preciso que haja negociações entre Egito e Israel, para a passagem pela fronteira de Rafah.
A declaração foi dada durante o evento de instalação do Conselho da Federação. Lula também reforçou a preocupação com os conflitos no Oriente Médio, sobretudo com as crianças assassinadas.
No evento desta quarta, foram empossadas as entidades que compõem o Conselho da Federação: Associação Brasileira de Municípios; Frente Nacional de Prefeitos; Confederação Nacional de Municípios; Fórum Nacional de Governadores, e os consórcios interestaduais do Nordeste, da Amazônia Legal, de Desenvolvimento do Brasil Central e o de Integração Sul e Sudeste.
Criado em abril deste ano, o Conselho da Federação reúne representantes do poder executivo nos três âmbitos (municipal, estadual e federal) e busca promover a cooperação entre eles, em nome do que o governo chama de “desenvolvimento econômico sustentável e da redução das desigualdades sociais e regionais”.
Iagem: Lula conversa com emir do Catar © Ricardo Stuckert / PR