O município de Itapemirim pode receber o título de Capital Estadual do Atum. A iniciativa é do deputado Coronel Alexandre Quintino (PSL), que apresentou o Projeto de Lei (PL) 499/2020. acrescentando item à Lei 10.974/2019, que consolida a legislação em vigor referente à concessão de títulos em homenagem a municípios. O projeto deve ser analisado pela Comissão de Justiça.
Na justificativa do projeto, Quintino explica que o porto de Itaipava, no município de Itapemirim, é considerado o maior polo pesqueiro do Espírito Santo, tanto em relação à frota artesanal de embarcações quanto à produção pesqueira. Ainda de acordo com o deputado, “o município está em primeiro lugar em exportação de atum no Estado e se destaca entre os principais produtores de pescado do país”.
Segundo dados da Capitania dos Portos, o município de Itapemirim conta com 650 embarcações de grande e médio portes registradas e 4.100 pescadores cadastrados. A produção de atum no município, em 2019, foi de mais de 1,4 milhão de quilos. Com Ales.