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Nos Estados Unidos, tarifaço vai aumentar preços e conter empregos, diz agência

A NPR (National Public Radio), agência de notícias pública federal dos Estados Unidos, prevê tempos difíceis para os estadunidenses por causa do tarifaço contra outros países

Redação I Via Diário da Nação Por Redação I Via Diário da Nação
Terça-feira, 12 de Agosto de 2025
Em Economia, Mundo
Reading Time: 6 mins read
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supermercado © franki chamaki i via unsplash

© Franki Chamaki I Via Unsplash

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Brasília (DF) – A NPR (National Public Radio), agência de notícias pública federal dos Estados Unidos, tem publicado reportagens que mostram os efeitos, sobre os próprios norte-americanos, do tarifaço que o presidente Donald Trump está dirigindo contra outros países.

A NPR é uma das vítimas das políticas de Trump, mas, neste caso, o desmonte da máquina pública – que envolve cortes de verbas para universidades e o sistema de saúde e demissões abruptas em serviços públicos como institutos de pesquisa. A NPR, segundo ela mesma informa, teve todo o financiamento público cortado por Trump. Por isso, a empresa tem solicitado doações a leitores para continuar oferecendo seu noticiário.

A seguir, reproduzimos uma reportagem datada de 9 de agosto:

“Após alguns atrasos e muitos ajustes, a maioria das tarifas do presidente Trump entrou em vigor esta semana, estabelecendo uma taxa de 15% para a maioria dos países, embora alguns outros, como a Índia, possam enfrentar impostos de importação muito mais altos.

No geral, os EUA impuseram o maior nível tarifário desde 1933, de acordo com os cálculos mais recentes do Laboratório de Orçamento de Yale, com uma alíquota média de 18,6%.

Então, o que tudo isso significará para os EUA — e para você? Aqui estão as respostas para as cinco perguntas que costumamos ouvir com mais frequência ao cobrir a economia para a NPR.

Preços mais altos

Preços mais altos provavelmente são inevitáveis. Isso porque a maioria dos economistas acredita que os custos das tarifas serão divididos: entre o exportador no exterior, as empresas que importam para os EUA — e você.

Até agora, porém, os consumidores não sentiram os efeitos completos, pois as empresas americanas estão absorvendo a maior parte dos custos.

Veja a General Motors. A montadora afirmou em julho que as tarifas já haviam custado à montadora cerca de US$ 1,1 bilhão no trimestre anterior, mas optou por absorver em grande parte essas despesas e reduzir os lucros.

Isso não pode durar.

No fim das contas, as empresas terão que convencer seus fornecedores no exterior a absorver parte dos custos — e terão que repassar parte disso a você na forma de aumentos de preços.

Não sabemos quanto mais pagaremos

Isso nos leva a outra pergunta que ouvimos com frequência. Quanto os preços vão subir? E a resposta é: gostaríamos de saber.

Há projeções. Por exemplo, o Laboratório de Orçamento de Yale estima que os preços de roupas e têxteis estarão entre os que sofrerão o maior impacto no curto prazo, com os preços dos calçados potencialmente subindo 39%.

Mas, claramente, os consumidores não pensam em preços em termos percentuais. O que as pessoas geralmente querem saber é quanto custará a mais sua marca de calçados favorita. E isso fica complicado.

Como observado, quem paga as tarifas provavelmente será dividido, portanto, uma tarifa de 15% na União Europeia, por exemplo, não significa necessariamente que você pagará 15% a mais pelo azeite italiano.

Embora exportadores ou importadores possam absorver parte dos custos, os varejistas também têm margem de manobra para decidir como precificar os produtos que chegam às suas prateleiras.

O Laboratório de Orçamento de Yale estima que o custo médio das tarifas para as famílias será de US$ 2.400 este ano, mas essa é uma estimativa baseada apenas no que se sabe sobre tarifas até o momento.

Juntando tudo isso, inevitavelmente, a inflação aumentará. Mas também é importante colocar as coisas em perspectiva.

Os preços ao consumidor subiram 2,7% em julho em relação ao ano anterior, um aumento anual maior do que nos três meses anteriores. E os economistas esperam que a inflação aumente ainda mais à medida que as tarifas entrarem em vigor.

Mas mesmo assim, a taxa de inflação ainda estará muito abaixo dos níveis de 2022, quando a inflação anual atingiu 9,1%, a maior taxa em mais de quatro décadas.

O problema é que a inflação tende a lançar uma sombra sobre o humor das pessoas.

Raphael Bostic, presidente do Federal Reserve de Atlanta, lembrou esta semana como o ex-presidente do Fed, Alan Greenspan, costumava dizer que sabia quando o banco central tinha sucesso no combate à inflação: as pessoas nem sequer pensavam nisso.

“Isso é meio que o outro lado da moeda. Está na primeira página todos os dias”, disse Bostic. “Então, as pessoas estão pensando sobre isso, e eu me preocupo com o que isso significa para a forma como consumidores e empresas abordarão suas estratégias para interagir com o mercado daqui para frente.”

O mercado de trabalho pode piorar

Os efeitos das tarifas também podem atingir as pessoas onde tendem a ser mais prejudiciais: a segurança no emprego.

Dados do Departamento do Trabalho da semana passada mostraram que apenas 73.000 empregos foram criados na economia em julho — e, além disso, os ganhos de empregos contabilizados em maio e junho foram praticamente eliminados.

Os números foram chocantes, considerando o quão forte o mercado de trabalho havia se mostrado nos últimos dois anos. Embora a taxa de desemprego tenha subido para 4,2% em julho, esse ainda é um nível muito baixo, historicamente.

Mas agora os economistas esperam que as contratações diminuam este ano, à medida que as empresas absorvem custos tarifários mais altos e se tornam mais cautelosas com seus investimentos.

Até agora neste ano, a economia dos EUA não registrou demissões significativas (com exceções como o setor federal), mas há sinais de que as pessoas estão tendo mais dificuldade para conseguir novos empregos, incluindo recém-formados.

E um mercado de trabalho mais fraco pode ter outro efeito prejudicial no humor das pessoas, deixando-as com medo do futuro e mais dispostas a reduzir o quanto gastam.

A economia provavelmente desacelerará — mas talvez sem uma recessão

Todos esses fatores estão levantando preocupações sobre o crescimento, com a maioria dos economistas prevendo uma economia mais lenta. Mas a maioria dos analistas não prevê uma recessão, de acordo com muitas pesquisas, incluindo uma recente do The Wall Street Journal.

E os mercados de ações dispararam, com o S&P 500 e o Nasdaq atingindo recentemente máximas recordes, com os investidores apostando que a economia dos EUA pode suportar as tarifas de Trump.

No entanto, mesmo que a economia evite uma recessão, uma coisa é inevitável: das empresas às famílias, todos sentiremos os efeitos das tarifas.”

© Agência Gov | via NPR

Tags: Agênciaaumentar preçosBrasíliabrejetubaconter empregosCulturaEconomiaefeitosEspírito SantoEsportesEstados Unidosfederal dosIbatibairupiiúnamostramMundonational publicnotícias públicaPolíticapublicado reportagensrádioSaúdesobretarifaço vaiTech
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