Sábado, 4 de Outubro de 2025
PORTAL IBATIBA ONLINE!
MUNDO DA SAÚDE 360!
DIÁRIO DA NAÇÃO!
CADERNO TECH!
PORTAL IGOSSIP NEWS!
No Result
View All Result
Correio Espírito Santo
  • Home
  • Agro
  • Cultura
  • Economia
  • Esportes
  • Justiça
  • Mundo
  • Politica
  • Saúde
  • Segurança
  • Sociedade
  • Tech
  • Home
  • Agro
  • Cultura
  • Economia
  • Esportes
  • Justiça
  • Mundo
  • Politica
  • Saúde
  • Segurança
  • Sociedade
  • Tech
No Result
View All Result
Correio Espírito Santo
No Result
View All Result
Home Mundo da Saúde 360! Saúde

Vida nova e esperança após câncer na infância

Hospital Infantil de Vitória terá programação especial nesta sexta-feira (15), que marca o Dia Internacional de Luta Contra o Câncer na Infância

Redação I Correio Espirito Santo Por Redação I Correio Espirito Santo
Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2019
Em Saúde
Reading Time: 6 mins read
473 20
A A
0
Share on FacebookShare on Twitter

Quando tinha 14 anos, o policial militar Diego Barbosa foi diagnosticado com leucemia linfoide aguda (LLA). “Foi um susto. Eu estava ajudando meu pai e comecei a passar mal. Senti o coração batendo muito forte. Meus pais me levaram ao médico e logo que resultado do exame de sangue saiu o doutor já mandou me internar, sabia o que era”, lembra o jovem.

Por quase sete anos, Diego realizou tratamento no Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória, onde fez quimioterapia, não precisando de transplante de medula. Durante o período de internação, o jovem sentia a necessidade de conhecer alguém que tivesse se curado da doença, para lhe dar esperança. “Sempre tive essa vontade de ver alguém curado enquanto ainda estava no hospital. Queria saber se seria possível ter uma vida normal”, contou.

Hoje, aos 32 anos, Diego irá realizar esse desejo. Policial militar e fazendo um curso de graduação em Sistema de Segurança Pública, o jovem participará da programação especial nesta sexta-feira (15), que marca o Dia Internacional de Luta Contra o Câncer na Infância, no Hospital Infantil de Vitória. Depois de ter tido a experiência de visitar o hospital para mostrar às crianças que elas podem vencer a doença, ele volta para roda de conversa com os pacientes e seus pais.

A programação, organizada pelo Serviço Social do Núcleo de Trabalho em Onco-hematologia (NTOH), da unidade hospitalar, com apoio do “Grupo + Mães” e da Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (ACACCI), promoverá rodas de conversa nos períodos matutino e vespertino sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer e abrangência à qualidade de vida. A programação será aberta aos pacientes e familiares.

Câncer na Infância: diagnóstico precoce aumenta em até 70% as chances de cura

“Quando a criança está doente, os pais nunca imaginam que ela possa ser diagnosticada com câncer. Há pessoas que não gostam nem de pronunciar o nome da doença por medo”, destaca a oncologista pediatra do Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), Ana Kariny Araújo.

O diagnóstico precoce da doença é importante, pois aumenta até 70% as chances de cura dos pacientes e os ajudam a ter uma vida saudável após o tratamento, e como forma de promover a conscientização para o diagnóstico precoce dos casos de câncer infanto-juvenil, nesta sexta-feira (15), é lembrado o Dia Internacional de Luta Contra o Câncer na Infância.

“O diagnóstico precoce está ligado à chance de cura. Quanto antes for detectada a doença, maior a chance da criança ou do adolescente”, como explica a médica.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença já é a primeira causa de morte entre crianças e jovens de 1 a 19 anos de idade, sendo os três tipos de câncer mais comuns em crianças, segundo dados nacionais, as leucemias (30%), os linfomas (20%) e os tumores do sistema nervoso central (15%). Ainda, segundo o Inca, são estimados aproximadamente 230 novos casos/ano para o Espírito Santo.

Não é frescura, fique atento aos sinais e sintomas

Em muitos casos os pais custam acreditar nas queixas recorrentes das crianças em relação a alguns sintomas como, por exemplo, uma dor de cabeça que não melhora. Mas é preciso ficar atento, como pontua a médica. “A gente fala que é uma queixa repetitiva e muitos pais acham que não é nada demais. É importante dar atenção ao que as crianças falam e levá-las ao pediatra que faz o acompanhamento, não ao pronto-socorro”, informa a oncologista-pediatra.

E, de forma a ajudar a prevenir, é importante ficarem atentos aos sinais e sintomas, como palidez; hematomas ou sangramentos; dor óssea; caroços ou inchaços, especialmente se indolores e sem febre ou outros sinais de infecção; perda de peso inexplicada ou febre; tosse persistente ou falta de ar; sudorese noturna; alterações oculares como pupila branca, estrabismo de início recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos; inchaço abdominal; dores de cabeça, especialmente se incomuns, persistentes ou graves; vômitos (em especial pela manhã ou com piora ao longo dos dias); dor em membros; fadiga, letargia ou mudanças no comportamento, como isolamento;  tontura, perda de equilíbrio ou coordenação. *https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document/folder-cancer-de-crianca_0.pdf

Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória

Inaugurado há 84 anos, o Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória, oferece serviço de referência para o tratamento de oncologia pediátrica desde 1986.

“A população consegue, através do Sistema Único de Saúde (SUS), garantir um tratamento de qualidade e atender à necessidade do paciente oncológico-infantil na sociedade capixaba”, garante o diretor geral da unidade hospitalar, Nélio Santos.

O HINSG é a única Unidade de Assistência de Alta Complexidade (Unacon) pediátrica no Espírito Santo e atende crianças e adolescentes com câncer proveniente de todo o Estado e também do leste de Minas Gerais e sul da Bahia. O hospital recebe, em média, 114 novos casos/ano e, atualmente, tem 527 pacientes em tratamento/seguimento horizontais e 100 encontram-se em quimioterapia.

Nesta sexta-feira, o Serviço Social do Núcleo de Trabalho em Onco-hematologia (NTOH), do Hospital Infantil de Vitória, com apoio do “Grupo + Mães” e da Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (ACACCI), organizarão uma programação especial para os pacientes do HINSG.  No auditório do hospital, acontecerão rodas de conversa nos períodos matutino e vespertino sobre o diagnóstico precoce do câncer e abrangência à qualidade de vida.

Programação:

Manhã

8 horas – 8h10: Acolhimento (Serviço Social do NTOH);

8h10 – 8h20: Abertura (Nélio Almeida dos Santos, diretor geral do HINSG)

8h20 – 8h50: Sinais e sintomas do câncer na infância: o que é importante observar? (Ana Kariny de Oliveira Araujo Abreu, oncologista pediátrica do HINSG)

8h50 – 9h10: Lanche (Grupo + Mães)

9h10 – 9h40: Palestra a ser definida

9h40 – 10h30: Cuidando da mente, do corpo e do espírito para enfrentar melhor o tratamento: dicas essenciais. (Tânia Bitti Bortolini, assistente social e equipe multidisciplinar do Núcleo de Trabalho em Onco-hematologia)

10h30 – 11 horas: Como as práticas integrativas e complementares podem contribuir para uma vida melhor. (Ana Rita Novaes, médica Pediatra/Homeopata/Acupuntura e Conselheira Técnica da ACACCI)

10h30 – 11 horas: Atividade recreativa (Classe Hospitalar HINSG)

 

Tarde

14 horas – 14h10: Acolhimento (Serviço Social do NTOH)

14h10 – 14h20: Abertura (Nélio Almeida dos Santos, diretor geral do HINSG)

14h20 – 14h50: Sinais e sintomas do câncer na infância: o que é importante observar? (Ana Kariny de Oliveira Araujo Abreu, oncologista pediátrica do HINSG)

14h50 – 15h10: Lanche (Grupo + Mães)

15h10 – 15h40: Meu filho tem câncer, e agora? Depoimento de mãe e adulto curado de câncer (Marineide Barbosa de Oliveira e Diego Barbosa de Oliveira)

15h30 – 16h30: Cuidando da mente, do corpo e do espírito para enfrentar melhor o tratamento: dicas essenciais. (Tânia Bitti Bortolini, assistente social e equipe multidisciplinar do Núcleo de trabalho em Onco-hematologia)

16h30 – 17 horas: Como as práticas integrativas e complementares podem contribuir para uma vida melhor. (Ana Rita Novaes, médica Pediatra/Homeopata/Acupuntura e Conselheira Técnica da ACACCI)

16h30 – 17 horas: Atividade recreativa (Classe Hospitalar HINSG)

Source: Com Informações da Sesa
Advertisement Banner
Redação I Correio Espirito Santo

Redação I Correio Espirito Santo

O Correio Espírito Santo é um portal de notícias comprometido em levar informação de qualidade, com agilidade e credibilidade, aos leitores capixabas e de todo o Brasil. Com uma cobertura diversificada, o site aborda temas como política, economia, segurança, cultura, entretenimento e esportes, sempre com uma linguagem acessível e objetiva. Nosso compromisso é manter a sociedade bem-informada, oferecendo um jornalismo responsável e imparcial. Acompanhamos de perto os acontecimentos mais relevantes do Espírito Santo, destacando os fatos que impactam o dia a dia da população. Além disso, o Correio Espírito Santo valoriza o jornalismo investigativo e opinativo, trazendo análises aprofundadas e conteúdos exclusivos. Com uma equipe dedicada e apaixonada pela notícia, o portal busca inovar constantemente, integrando tecnologia e comunicação para proporcionar uma experiência informativa dinâmica e interativa.

Notícias Relacionadas!

image (9)

Homens jovens lideram uso de medicamentos para sexo por pressão de performance

9372

Nova diretriz orienta rastreamento de câncer de mama em mulheres de 50 a 74 anos

novo serviço de terapia renal substitutiva amplia número de vagas na região metropolitana de saúde © divulgação i via sesa

Espírito Santo já tem quase 2.800 pacientes em tratamento contra doença renal crônica

Gilson Daniel lança programa “Eu Vou de Bicicleta” com R$ 6 milhões para agentes de saúde no ES © Via Gilson Daniel

Gilson Daniel lança programa “Eu Vou de Bicicleta”, investimento de R$ 6 milhões para agentes de saúde no ES

image (9)

Matemática e neurociência: Fórmula inédita busca interpretar risco de suicídio

mulher triste © alex green i via pexels

Estudo alerta para aumento da autoagressão e suicídio entre jovens no Brasil

Próximo Artigo

Contarato é eleito presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Recomendado!

image (9)

Homens jovens lideram uso de medicamentos para sexo por pressão de performance

2149762513 (1)

39% das habilidades atuais devem desaparecer ou mudar até 2030

Caparaó pode ganhar título de Região dos Cafés Especiais em proposta apresentada na Ales

comissão de educação também aprovou projeto para priorizar vagas para irmãos na mesma escola © lucas s. costa i via ales

Alunos da rede estadual poderão receber uniformes gratuitos em todas as etapas do ensino médio

Dupla sertaneja May e Gabi © Divulgação

May e Gabi lançam versão ao vivo de Vontade da Gente

9372

Nova diretriz orienta rastreamento de câncer de mama em mulheres de 50 a 74 anos

Nossa Página no Facebook!

Correio Espírito Santo

© 2018 - 2025. Todos os diretos reservados. Proibida a reprodução. Desenvolvido por Agência Caparaó.

Sobre O Correio!

  • Termos de Uso
  • Política Privacidade
  • Contato!

Siga Nossas Redes!

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Caderno Tech!
  • Panorama Cultural
  • Arena Total!
  • Entre Linhas
  • Espírito Santo
  • iGossip News!
  • Mundo da Saúde 360!

© 2018 - 2025. Todos os diretos reservados. Proibida a reprodução. Desenvolvido por Agência Caparaó.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Consulte nossa Política de Privacidade e Cookies.