O Governo do Espírito Santo deu um passo importante para o fortalecimento da saúde pública com a aquisição de um tomógrafo de última geração para o Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba). O investimento de R$ 2,5 milhões leva tecnologia de ponta à unidade, ampliando a capacidade de diagnósticos e oferecendo mais segurança aos pacientes.
Com capacidade para até 125 mil exames por mês, o novo equipamento realiza desde tomografias de crânio até angiotomografias cardíacas. O modelo Canon Aquilion Serve, de 80 canais, se destaca pela alta performance, imagens de alta definição e uso de inteligência artificial (IA) para reduzir ruídos e otimizar a qualidade dos resultados.
“Com o uso da IA, conseguimos realizar exames com mais agilidade e segurança, reduzindo significativamente a dose de radiação ao paciente”, destacou o supervisor de Radiologia do Himaba, Aloisio Cunha.
Para o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, o tomógrafo representa um avanço tecnológico e assistencial.
“Esse equipamento veio para salvar vidas. O Himaba é referência em alta complexidade para todo o Estado e até para pacientes da Bahia e Minas Gerais. Ter esse recurso disponível 24 horas pode ser decisivo em casos críticos, como os de cardiopatas. Cada minuto conta”, ressaltou.
Além da tecnologia, o hospital também priorizou a humanização. A sala do tomógrafo foi decorada com tema espacial — astronautas e estrelas —, tornando o ambiente mais acolhedor para as crianças. O design do aparelho, com túnel mais amplo e mesa ajustável, oferece maior conforto e acessibilidade a pacientes com mobilidade reduzida.
Para garantir o funcionamento pleno, o Himaba contratou quatro técnicos especializados em exames de alta complexidade. O sistema conta ainda com uma câmera integrada que auxilia no posicionamento do paciente e evita repetições desnecessárias de exames.
“As imagens nítidas e de alta definição, combinadas com a IA, vão possibilitar diagnósticos mais assertivos, inclusive na detecção de arritmias cardíacas”, destacou o diretor-geral do hospital, Claudio Amorim.










