Sábado, 4 de Outubro de 2025
PORTAL IBATIBA ONLINE!
MUNDO DA SAÚDE 360!
DIÁRIO DA NAÇÃO!
CADERNO TECH!
PORTAL IGOSSIP NEWS!
No Result
View All Result
Correio Espírito Santo
  • Home
  • Agro
  • Cultura
  • Economia
  • Esportes
  • Justiça
  • Mundo
  • Politica
  • Saúde
  • Segurança
  • Sociedade
  • Tech
  • Home
  • Agro
  • Cultura
  • Economia
  • Esportes
  • Justiça
  • Mundo
  • Politica
  • Saúde
  • Segurança
  • Sociedade
  • Tech
No Result
View All Result
Correio Espírito Santo
No Result
View All Result
Home Mundo da Saúde 360! Saúde

Hemocentro pede mais doadores de sangue

Na Comissão de Saúde, diretora da unidade falou que número de voluntários caiu nos últimos meses

Redação I Correio Espirito Santo Por Redação I Correio Espirito Santo
Quarta-feira, 17 de Junho de 2020
Em Saúde
Reading Time: 5 mins read
463 30
A A
0
Share on FacebookShare on Twitter

Apesar da pandemia do novo coronavírus, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Espírito Santo (Hemoes) tem conseguido manter estoque de sangue suficiente para atender a demanda de pacientes. No entanto, há necessidade de conscientizar a população sobre a importância de aumentar as doações – que vêm caindo nos últimos meses.

O alerta foi feito à Comissão de Saúde, nesta terça-feira (16), pela diretora técnica do Hemoes, Rachel Lacourt Costa do Amaral. Segundo ela, a redução no número de bolsas atinge principalmente os tipos sanguíneos mais frequentes: A+ e O+. Entre o início de maio até a última segunda (15) houve queda no número de bolsas sangue de 136 para 51 (A+) e 93 para 29 (O+).

Em reunião virtual realizada nesta terça (16), Rachel fez um relato das ações empreendidas pelo Hemoes para atrair voluntários, mesmo em época de pandemia. Pontuou entre as medidas uso de mídia espontânea nas redes sociais estimulando o ato. “Tivemos também em abril parceria com o Uber com doações de voucher para o transporte gratuito de doadores, o que nos ajudou muito”, informou.

O presidente do colegiado, deputado Doutor Hércules (MDB), reforçou a necessidade de ampliação das campanhas. Ele disse que se preocupa com o assunto e por isso apresentou o Projeto de Lei (PL) 211/2017. A matéria resultou na Lei Estadual 10.775/2017, instituindo o “Junho Vermelho” no ES. A iniciativa incluiu no calendário oficial do estado junho como o mês de conscientização sobre a importância da doação.

Gerenciamento de crise

A gestora do Hemoes relatou que foi montado um grupo de gerenciamento de crise em decorrência do coronavírus que tem se reunido semanalmente e tomado iniciativas para que os serviços do centro sejam afetados o menos possível.

Entre as medidas adotadas está havendo abordagem na recepção e na convocação de doares para saber se estão com sintomas de gripe ou se tiveram contato com pessoas suspeitas de Covid-19. E ainda monitoramento das condições de saúde dos servidores da instituição com a realização periódica de testes rápidos para identificar o coronavírus.

Outra providência tomada foi o fornecimento de máscaras cirúrgicas aos doadores e pacientes e redefinição de critérios de triagem clínica para as doações. “Afastamos também todos os servidores do Hemoes que fazem parte do grupo de risco para o novo coronavírus, preservando a saúde deles e dos usuários dos nossos serviços”, acrescentou.

Plasma convalescente

Conforme Rachel, a instituição está ajudando na busca de soluções para o enfrentamento da Covid-19. E por isso elaborou protocolo sobre o plasma convalescente. Esse tratamento consiste em aplicar a “parte líquida do sangue” de pessoas que já se curaram do novo coronavírus em pacientes que ainda estão lutando contra ele.

A medida é recomendada pelo Ministério da Saúde (MS), pois relatório das autoridades sanitárias norte-americanas sugere que essa técnica é segura — os testes de eficácia ainda estão em desenvolvimento.

Sobre o atendimento ambulatorial no Hemoes, Rachel informou que há triagem para consultas eletivas e regras de afastamento mínimo entre os pacientes. Relatou também parceria com agência de transfusão de sangue do Hospital Silvio Avidos, em Colatina, e Hospital Geral de Linhares para pacientes do programa transfusional que residem no norte capixaba.

“Estamos ainda dando suporte à agência transfusional da Santa Casa de Misericórdia de Vitória para transfusão de imunodeprimidos e realizando dispensação de hemoderivados suficiente para prazos prolongados para pacientes portadores de hemofilias”, acrescentou.

A diretora afirmou ainda que as discussões sobre a implantação de uma unidade do Hemoes na região sul do estado foram paralisadas devido ao novo coronavírus, mas o governo Estadual trata o assunto como prioritário. Ela respondeu a questionamento do vice-presidente do colegiado, deputado Dr. Emílio Mameri (PSDB), e disse que as gestões para a concretização do projeto deverão retornar logo que a pandemia passar.

Obesidade infantil 

Outro tema discutido no colegiado foi a obesidade infantil no Espírito Santo. O médico pediatra e professor da Emescam Valmin Alves da Silva disse que a questão é “muito preocupante”, pois 27,5% dos adolescentes da Grande Vitória já têm excesso de peso. Ele informou que a constatação foi feita em tese de doutorado em Pediatria de Janine Pereira da Silva, em 2016.

O médico citou outras pesquisas realizadas pela faculdade nos últimos anos que apontam o agravamento do problema no estado. Entre elas uma dissertação de mestrado em Pediatria que fez avaliação nutricional em creches do norte capixaba em 2016. Os estudos da mestranda Emile Dutra apontaram que 22,7% das crianças tinham risco de sobrepeso; 10,1% apresentavam sobrepeso e 6,5% já eram obesas.

Outro levantamento sobre o estado nutricional de crianças e adolescentes foi feita em internações no Hospital Infantil de Vitória. Envolveu um total de 1.523 pesquisados. Segundo relatou Valmin, 11,7% dos menores de idade apresentaram risco de sobrepeso; 5,2% estavam acima do peso e 2,5% com obesidade.

Magreza x gordura

O pós-doutor em Pediatria avaliou que o Brasil praticamente venceu o fenômeno de crianças desnutridas nas últimas décadas, mas, em boa parte, no lugar da magreza veio a gordura, que é outro problema de saúde. Ele apontou entre as causas o hábito alimentar do brasileiro, que é “péssimo”, estimulado em boa parte pela indústria do consumo de produtos alimentícios industrializados.

Valmin citou o lobby publicitário das indústrias de biscoito, refrigerante e batata frita como uma barreira para vencer o problema. Em sua opinião, esses setores do mercado  “driblam” os esforços do Poder Público no sentido de diminuir a quantidade de gordura, sal e açúcar nos alimentos.

“A sociedade precisa se mobilizar para mudanças de rumo, pois se continuar na rota em que estamos, em 2022 o número de crianças obesas no Brasil será maior do que as com peso normal”, alertou. Ales.

Advertisement Banner
Redação I Correio Espirito Santo

Redação I Correio Espirito Santo

O Correio Espírito Santo é um portal de notícias comprometido em levar informação de qualidade, com agilidade e credibilidade, aos leitores capixabas e de todo o Brasil. Com uma cobertura diversificada, o site aborda temas como política, economia, segurança, cultura, entretenimento e esportes, sempre com uma linguagem acessível e objetiva. Nosso compromisso é manter a sociedade bem-informada, oferecendo um jornalismo responsável e imparcial. Acompanhamos de perto os acontecimentos mais relevantes do Espírito Santo, destacando os fatos que impactam o dia a dia da população. Além disso, o Correio Espírito Santo valoriza o jornalismo investigativo e opinativo, trazendo análises aprofundadas e conteúdos exclusivos. Com uma equipe dedicada e apaixonada pela notícia, o portal busca inovar constantemente, integrando tecnologia e comunicação para proporcionar uma experiência informativa dinâmica e interativa.

Notícias Relacionadas!

image (9)

Homens jovens lideram uso de medicamentos para sexo por pressão de performance

9372

Nova diretriz orienta rastreamento de câncer de mama em mulheres de 50 a 74 anos

novo serviço de terapia renal substitutiva amplia número de vagas na região metropolitana de saúde © divulgação i via sesa

Espírito Santo já tem quase 2.800 pacientes em tratamento contra doença renal crônica

Gilson Daniel lança programa “Eu Vou de Bicicleta” com R$ 6 milhões para agentes de saúde no ES © Via Gilson Daniel

Gilson Daniel lança programa “Eu Vou de Bicicleta”, investimento de R$ 6 milhões para agentes de saúde no ES

image (9)

Matemática e neurociência: Fórmula inédita busca interpretar risco de suicídio

mulher triste © alex green i via pexels

Estudo alerta para aumento da autoagressão e suicídio entre jovens no Brasil

Próximo Artigo

MEC autoriza aulas online no ensino superior até dezembro

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Recomendado!

image (9)

Homens jovens lideram uso de medicamentos para sexo por pressão de performance

2149762513 (1)

39% das habilidades atuais devem desaparecer ou mudar até 2030

Caparaó pode ganhar título de Região dos Cafés Especiais em proposta apresentada na Ales

comissão de educação também aprovou projeto para priorizar vagas para irmãos na mesma escola © lucas s. costa i via ales

Alunos da rede estadual poderão receber uniformes gratuitos em todas as etapas do ensino médio

Dupla sertaneja May e Gabi © Divulgação

May e Gabi lançam versão ao vivo de Vontade da Gente

9372

Nova diretriz orienta rastreamento de câncer de mama em mulheres de 50 a 74 anos

Nossa Página no Facebook!

Correio Espírito Santo

© 2018 - 2025. Todos os diretos reservados. Proibida a reprodução. Desenvolvido por Agência Caparaó.

Sobre O Correio!

  • Termos de Uso
  • Política Privacidade
  • Contato!

Siga Nossas Redes!

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Caderno Tech!
  • Panorama Cultural
  • Arena Total!
  • Entre Linhas
  • Espírito Santo
  • iGossip News!
  • Mundo da Saúde 360!

© 2018 - 2025. Todos os diretos reservados. Proibida a reprodução. Desenvolvido por Agência Caparaó.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Consulte nossa Política de Privacidade e Cookies.