Brejetuba (ES) – Uma operação conjunta da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) e da EDP, distribuidora de energia elétrica, flagrou na tarde desta terça-feira (24) uma série de irregularidades em uma propriedade rural no distrito de Cachoeira Alta, no município de Brejetuba. O proprietário, de 44 anos, foi autuado em flagrante por furto qualificado e conduzido à Delegacia de Venda Nova do Imigrante.
A ação contou com a participação de equipes do Departamento Especializado em Investigações Criminais (Deic), peritos do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica (PCIES) e técnicos da própria EDP.
Durante a inspeção, os técnicos constataram que o fornecimento de energia de uma das instalações havia sido suspenso por inadimplência desde abril de 2023, mas havia sido religado de forma clandestina. Além disso, uma ligação direta abastecia um secador e um despolpador de café com 12 motores, além de uma máquina de pilar com mais quatro motores — todos operando sem medição regular de consumo.
Os débitos em aberto da propriedade ultrapassam R$ 16 mil. As ligações irregulares foram imediatamente desfeitas pelos técnicos da concessionária. Um inquérito policial será instaurado para aprofundar as investigações e apurar eventuais coautores.
Segundo a EDP, além da responsabilização criminal, o responsável deverá arcar com o ressarcimento dos prejuízos à empresa, conforme determina a Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que inclui valores da energia não faturada e custos operacionais e administrativos.