Com o terceiro lugar no ranking nacional de alfabetização, o Espírito Santo tem sido referência com a marca de 68% de crianças alfabetizadas no segundo ano do Ensino Fundamental em 2023. Uma instituição de referência para o índice é a Maple Bear, com unidades em Vila Velha e Vitória, que traz uma metodologia integrativa entre o português e o inglês desde os primeiros anos de ensino.
Juliana Camargo, diretora escolar da Maple Bear, explica a importância que alfabetização bilíngue tem para o desenvolvimento das crianças: “Nosso processo de alfabetização é planejado para estimular o aprendizado de forma ampla e integrada, além de ajudar as crianças a desenvolverem habilidades essenciais para a vida acadêmica e pessoal. Nosso ensino busca, mais que capacitar as crianças nas duas línguas, enriquecer o desenvolvimento cognitivo e maior flexibilidade mental e habilidades críticas.”
A educação bilíngue é mais que uma preparação para o mundo globalizado. Crianças que aprendem em dois idiomas apresentam uma maior capacidade de resolução de problemas e desenvolvem uma consciência metalinguística avançada. “No dia a dia, observamos como essa abordagem faz diferença na formação das crianças, que aprendem a pensar e se comunicam em contextos variados, o que amplia sua visão de mundo e aprimora a habilidade de adaptação”, afirma Juliana.
Para o Espírito Santo, o sucesso nos índices de alfabetização reflete tanto a qualidade do sistema educacional quanto o compromisso de escolas como a Maple Bear em adotar metodologias inovadoras. A diretora conclui: “Nosso compromisso é oferecer uma base sólida para que essas crianças possam se destacar, não apenas como leitoras e escritoras, mas como pensadoras críticas e criativas, preparadas para os desafios de uma sociedade cada vez mais interconectada.”
Com iniciativas que integram a educação bilíngue e métodos focados no desenvolvimento integral, a Maple Bear se coloca como uma parceria importante no avanço dos índices educacionais do Espírito Santo e no fortalecimento das habilidades das novas gerações.