A cafeicultura, um dos pilares econômicos e culturais do Espírito Santo, ganhou mais um reforço para garantir sua preservação e continuidade. Nesta segunda-feira (11), foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica que integra programas estaduais ao Programa Café Produtor de Água, coordenado pelo Conselho Nacional do Café (CNC).
A assinatura aconteceu na sede do Sistema OCB/ES, em Vitória, e reuniu representantes do Governo do Estado, das cooperativas Cooabriel, Nater Coop, Cafesul, Sicoob ES e do próprio CNC.
Com a parceria, o Programa Reflorestar, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), e o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Café do Espírito Santo, da Secretaria da Agricultura (Seag), passam a integrar oficialmente o Café Produtor de Água, ampliando as ações ambientais e de sustentabilidade no setor.
Segundo o secretário de Agricultura, Enio Bergoli, a união dos programas reforça o compromisso do Estado com uma cafeicultura sustentável e resiliente.
“A água é um dos recursos mais preciosos para a agricultura do Estado. Cerca de dois terços do nosso território enfrentam balanço hídrico negativo, e as mudanças climáticas intensificam ainda mais esse desafio. Investir na preservação dos recursos hídricos é fundamental”, destacou.
O Espírito Santo é o maior produtor nacional de café conilon, o segundo maior produtor de café (considerando conilon e arábica) e o terceiro maior em café arábica, segundo a Conab. Acordos como este atendem à crescente demanda por práticas sustentáveis e posicionam o Estado como referência nacional na área.
Entenda os programas
Programa Reflorestar – Restaura o ciclo hidrológico por meio da conservação e recuperação da cobertura florestal, gerando renda e incentivando práticas sustentáveis.
Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Café – Valoriza, moderniza e consolida a cafeicultura capixaba, promovendo sustentabilidade ambiental, inovação, inclusão social e agregação de valor.
Programa Café Produtor de Água – Criado em 2021 pelo CNC, tem foco na conservação da água e revitalização ambiental das bacias hidrográficas produtoras de café.