Sexta-feira, 12 de Setembro de 2025
PORTAL IBATIBA ONLINE!
MUNDO DA SAÚDE 360!
DIÁRIO DA NAÇÃO!
CADERNO TECH!
PORTAL IGOSSIP NEWS!
No Result
View All Result
Correio Espírito Santo
  • Home
  • Agro
  • Cultura
  • Economia
  • Esportes
  • Justiça
  • Mundo
  • Politica
  • Saúde
  • Segurança
  • Sociedade
  • Tech
  • Home
  • Agro
  • Cultura
  • Economia
  • Esportes
  • Justiça
  • Mundo
  • Politica
  • Saúde
  • Segurança
  • Sociedade
  • Tech
No Result
View All Result
Correio Espírito Santo
No Result
View All Result
Home Diário da Nação! Sociedade

Governo e movimentos combatem violência sexual contra crianças e adolescentes

Iniciativas envolvem eventos ao longo desta semana e marcam Campanha 18M, lançada de forma conjunta pelos Direitos Humanos, sociedade civil e demais parceiros

Redação I Via Diário da Nação Por Redação I Via Diário da Nação
Terça-feira, 14 de Maio de 2024
Em Sociedade
Reading Time: 6 mins read
473 20
A A
0
Share on FacebookShare on Twitter

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, e em conjunto com a Rede Ecpat Brasil, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), realizam, no próximo dia 16 de maio, cerimônia alusiva ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

O objetivo da iniciativa é sensibilizar a sociedade brasileira para o enfrentamento à violência sexual contra o público infantojuvenil, por meio da união de diversas instituições parceiras. As mobilizações nacionais acontecem desde o ano 2000, quando a Lei nº 9.970 instituiu a data de 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Desde então, todos os anos ocorrem atividades e eventos em todo o Brasil para sensibilizar a população para o tema. Uma das principais iniciativas é o “Faça Bonito: Proteja nossas Crianças e Adolescentes”. Essa mobilização foi estabelecida pela resolução nº 236 de 18 de maio de 2023, do Conanda, que recomendou a utilização da flor amarela e laranja como símbolo oficial do enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o território nacional, orientando ações para prevenção e proteção sobre o tema.

Cerimônia

As atividades em alusão ao 18M serão realizadas de 14 a 17 de maio. A solenidade do dia 16 de maio, próxima quinta-feira, ocorrerá na sede do MDHC, na Esplanada dos Ministérios, a partir das 10h. Também estão previstas, na mesma data, a realização de reunião ampliada da Comissão Intersetorial, e atividades de revisão e atualização do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (PNEVESCA) e consulta sobre temáticas prioritárias para o 3º Congresso Brasileiro sobre o tema.

Nesta próxima terça-feira (14), ocorre uma sessão solene no Congresso Nacional, às 9h, quando será entregue o Prêmio Neide Castanha, destinado a homenagear instituições ou pessoas que se destacaram na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes, em especial dos direitos sexuais e o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual. Após a cerimônia, está previsto ato simbólico com plantio de flores da Campanha Faça Bonito, no gramado do Congresso Nacional.

O seminário nacional “Atenção e Atendimento Integral às Crianças, Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violência Sexual”, que ocorre nos dias 14 e 15 de maio, dará continuidade à série de eventos. A abertura do evento, no dia 14 de maio, será às 13h no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. O seminário conta com parceria da Unicef, Childhood, Freedom Fund, Coalização Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes, Plan Internacional, Centro Marista de Defesa da Infância, Canal Futura, Frente Parlamentar Mista de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e Secretaria da Primeira Infância, Adolescência e Juventude da Câmara dos Deputados.

Para o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudio Vieira, a ampla programação da semana do 18M representa o nível de importância e prioridade que todo o país deve dar a essa temática. “A violência sexual de crianças e adolescentes é uma realidade trágica que precisamos prevenir e enfrentar de forma conjunta. Governos, sociedade civil e outros Poderes. Somente assim podemos garantir e proteger de forma integral o público infantojuvenil”, defende Cláudio Vieira.

Karina Figueiredo, secretária-executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, reafirma o compromisso com a proteção dos direitos humanos de todas as infâncias e adolescências. “São 24 anos de contínua mobilização nacional. Seguimos empenhados em todos os cantos do Brasil na luta por um país que Faça Bonito e que coloque criança e adolescente como prioridade absoluta em todas as esferas de atuação, principalmente no âmbito do orçamento público”, diz Karina, que também integra a coordenação colegiada da Rede Ecpat Brasil. “Que possamos, juntos, construir oportunidades onde crianças e adolescentes floresçam plenamente sendo valorizadas e contribuindo para uma sociedade justa e igualitária”, complementa.

Já na sexta-feira (17), adolescentes e especialistas previamente convidados participarão de roda de conversa sobre a prevenção e o enfrentamento à violência sexual, no Auditório da Controladoria-Geral da União (CGU). Participam representantes da Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes, Instituto Liberta, Childhood Brasil, Instituto Alana e União dos Escoteiros do Brasil.

Campanha

Sob o mote “Quebre o ciclo da violência”, a campanha conjunta do Governo Federal e da sociedade civil, lançada nessa segunda-feira (13), conta com peças digitais para as redes sociais do MDHC, publicação de vídeo-manifesto, spot para rádios, reportagens especiais com dados inéditos e anúncio de políticas públicas ao longo do mês de maio. A série de ações objetiva convocar os adultos e responsáveis a serem a pessoa em quem as crianças e adolescentes possam confiar para denunciar qualquer tipo de violência sexual.

Por meio da mensagem “Seja a pessoa que ouve, acolhe e denuncia”, a campanha convocará toda a sociedade civil a não se silenciar diante dos sinais emitidos por crianças e adolescentes que sofrem com violações físicas e psíquicas diante do abuso sexual.

“O conceito da campanha traz a ideia de que quebrar o ciclo da violência significa convocar a sociedade a ouvir, ter empatia e cuidado com as crianças e adolescentes. Todos são responsáveis por assegurar que crianças e adolescentes sejam tratados com respeito e como sujeitos de direitos,” ressalta a secretária-executiva do MDHC, Rita Oliveira.

Prêmio Neide Castanha

O nome da premiação, que está na 13ª edição, homenageia a assistente social Neide Castanho, reconhecida defensora dos direitos humanos, falecida em 2010, que dedicou grande parte da vida na luta contra a violência a que são submetidas crianças e adolescentes no Brasil. A atuação de Neide Castanha a tornou referência, no Brasil e no mundo, no que diz respeito ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Ela participou ativamente do processo de construção do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da criação do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Canal do Disque 100

Um dos chamados da campanha será a conscientização das pessoas para a importância de denunciarem situações de violações de direitos contra crianças e adolescentes. O Disque Direitos Humanos, serviço da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana e registra denúncias de violações, dissemina informações e orienta a sociedade sobre a política de direitos humanos. O canal pode ser acionado por meio de ligação gratuita – discando 100 em qualquer aparelho telefônico. Pela internet, as denúncias podem ser feitas no site da Ouvidoria, pelo WhatsApp (61) 99611-0100) ou Telegram. O serviço também dispõe de atendimento na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Sobre a data

A mobilização pelo dia 18 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000, em memória ao caso da menina Araceli Crespo de apenas 8 anos, que foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no dia 18 de maio de 1973. Em 2024, completam-se 51 anos desse trágico episódio, o que reforça a necessidade de seguir no combate a todos os tipos de violência contra crianças e adolescentes.

Acesse a página da campanha

Por MDHC

Tags: AdolescentescombatemcontraCriançasgovernoMovimentosNotíciassexualSociedadeultimasViolência
Advertisement Banner
Redação I Via Diário da Nação

Redação I Via Diário da Nação

Diário da Nação é um portal digital que se destaca no cenário de notícias e entretenimento, oferecendo conteúdo relevante e atualizado sobre música, cinema, famosos, tendências culturais e acontecimentos de grande repercussão. Focado em proporcionar uma experiência interativa para o público, o site não só traz informações sobre o mundo das celebridades, mas também compartilha análises, curiosidades e novidades sobre o universo do entretenimento e da cultura pop. Seu compromisso é com a qualidade da informação e a diversidade dos temas, garantindo que os leitores fiquem por dentro do que está em alta de forma descontraída e envolvente.

Notícias Relacionadas!

detran es comunica período de recesso de provas práticas © divulgação

Deputados discutem proposta que pode acabar com cursos obrigatórios para obtenção da CNH

freepik 3

Anatel justifica fim da obrigatoriedade do uso do código 0303

image (5)

Quando ser muito inteligente pode ser um problema: Estudo revela perfil emocional delicado em superdotados

criança brincando © via freepik

Projeto busca garantir documento oficial gratuito a pessoas com TEA no Espírito Santo

mãe amamentando © freepik

Agosto Dourado reforça a importância do aleitamento materno e o apoio às mães lactantes

cesto de roupa © annie spratt i via unsplash

Sabão em pó falsificado pode danificar roupas, máquinas de lavar e causar alergias

Próximo Artigo

Incertezas em momentos de desastre favorecem desinformação

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Recomendado!

petrobras © divulgação i via petrobras

Petrobras produz pela primeira vez combustível de aviação com óleo vegetal

IBGE projeta safra recorde de 341,2 milhões de toneladas em 2025

vanderlei m barros, o presidente da (aila) josé ribeiro sobrinho e a presidente da (alaveni) ireni peterle

Caparaó presente nas comemorações dos 104 anos da Academia Espírito-santense de Letras

imagem do whatsapp de 2025 09 09 à(s) 13.14.13 cb460840

Airbnb em xeque: modelo de locação enfrenta questionamentos judiciais no NE

ibatiba recebe mais de r$ 14 milhões em investimentos em educação e saúde © mateus fonseca i via governo es

Ibatiba recebe mais de R$ 14 milhões em investimentos em Educação e Saúde

cidade de ibatiba ganha novos equipamentos esportivos, praças e centros de lazer © mateus fonseca i via governo es

Cidade de Ibatiba ganha novos equipamentos esportivos, praças e centros de lazer

Nossa Página no Facebook!

Correio Espírito Santo

© 2018 - 2025. Todos os diretos reservados. Proibida a reprodução. Desenvolvido por Agência Caparaó.

Sobre O Correio!

  • Termos de Uso
  • Política Privacidade
  • Contato!

Siga Nossas Redes!

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Caderno Tech!
  • Panorama Cultural
  • Arena Total!
  • Diário da Nação!
  • Entre Linhas
  • Espírito Santo
  • iGossip News!
  • Mundo da Saúde 360!

© 2018 - 2025. Todos os diretos reservados. Proibida a reprodução. Desenvolvido por Agência Caparaó.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Consulte nossa Política de Privacidade e Cookies.