O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, receberá, na manhã do dia 12 de agosto, na sede do BNDES, no Rio de Janeiro (RJ), o ex-vice-presidente e ex-candidato à presidência dos Estados Unidos e democrata, Al Gore. O evento “Mudança Climática, Desenvolvimento Sustentável e Democracia: Um diálogo entre Al Gore e Aloizio Mercadante” contará com a presença de diretores do BNDES.
“O mundo enfrenta, atualmente, grandes desafios impostos ao comércio mundial, à paz e ao ambiente, com consequências imprevisíveis. Estamos diante de um momento em que é imprescindível fortalecer os fóruns multilaterais e estabelecer o diálogo, algo que o presidente Lula sempre defendeu”, diz Mercadante.
Amplamente reconhecido por seu ativismo ambiental e com presença já confirmada na COP 30, o democrata Al Gore tem sido um crítico do tarifaço imposto pelo governo Trump ao Brasil. Em fala na Expert XP 2025, Gore declarou: “Ele (Trump) acabou de impor tarifas de 50% ao Brasil. Isso é absolutamente insano, e provavelmente não vai durar muito. Mas, quem sabe?”. Também criticou o papel das grandes empresas de combustíveis fósseis na formulação dessas políticas comerciais, afirmando que o governo Trump “faz o que elas mandam fazer”.
Em 2006, lançou o documentário An Inconvenient Truth (“Uma Verdade Inconveniente”), baseado em sua apresentação sobre o aquecimento global. O filme ganhou o Oscar de Melhor Documentário e o colocou no centro do debate climático global. Quando senador, Mercadante aprovou, em 2007, voto de aplauso Al Gore, pela realização do documentário.