O clima de tensões comerciais entre os Estados Unidos e o Canadá segue em alta. O presidente Donald Trump anunciou, como resposta, tarifas de 50% sobre produtos de aço e alumínio vindos do Canadá. A medida foi uma retaliação à província de Ontário, que havia imposto uma tarifa de 25% sobre a eletricidade vendida para os estados americanos de Nova York, Michigan e Minnesota.
Entretanto, após uma conversa com o secretário de comércio americano, Howard Lutnick, o premier de Ontário, Doug Ford, decidiu suspender temporariamente a sobretarifa. No entanto, a Casa Branca reafirmou que a tarifa de 25% sobre o aço e alumínio entrará em vigor para o Canadá e outros parceiros comerciais dos Estados Unidos à meia-noite desta quarta-feira (12).
Além disso, uma nova pesquisa revelou um dado significativo sobre a popularidade de Trump. Pela primeira vez em seu mandato, a desaprovação do presidente ultrapassou a aprovação, com 48% dos entrevistados desaprovando o governo e 47,8% aprovando-o, segundo os cálculos do especialista em política Nate Silver, que se basearam na média das principais pesquisas de opinião nos Estados Unidos.