Brejetuba (ES) – A agricultura é um dos pilares da economia capixaba, e a gestão eficiente dos recursos hídricos tem se tornado prioridade para assegurar a sustentabilidade do setor. Com esse objetivo, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) assinou, nesta segunda-feira (4), o primeiro contrato do Programa de Financiamento para a Construção de Pequenas Barragens, durante o lançamento do Plano de Crédito Rural do Governo do Estado, no Palácio Anchieta.
O contrato, no valor de R$ 123,2 mil, beneficiará a cafeicultora Andrea Vivácqua, sócia da marca Chiara Café, produtora de cafés especiais do tipo arábica no município de Brejetuba, região Sudoeste Serrana. A barragem construída terá área alagada de cerca de 8.900 m² e capacidade de armazenamento de 9.500 m³, contribuindo para manter a produtividade mesmo em períodos de estiagem.
Andrea destacou a importância do apoio aos produtores: “Comercializamos nossos cafés no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e, este ano, iniciamos exportações para os Estados Unidos e Europa. Com essa barragem, esperamos aumentar em pelo menos 20% a produtividade, com foco na sustentabilidade”.
O projeto está sendo executado pela Agropant Consultoria, que garantiu o cumprimento de todas as normas técnicas e ambientais. O engenheiro agrônomo Diego Meroto, sócio da empresa, ressaltou o acompanhamento técnico integral: “Garantimos segurança e tranquilidade ao produtor, desde a concepção do projeto até sua execução, respeitando a legislação vigente”.
A diretora Operacional do Bandes, Gabriela Vichi, destacou que a linha de crédito visa tornar viável a construção de barragens por pequenos e médios produtores: “Minimizar os desafios da irrigação é essencial para a produtividade no campo e o fortalecimento da economia capixaba”.
O gerente de Fundos e Programas do banco, Patrick Gomes Silva, reforçou a importância da sustentabilidade: “Água é vida e produção. Com esse financiamento, garantimos não apenas a disponibilidade do recurso, mas também um futuro mais resiliente e sustentável para o nosso campo”.
O Programa de Financiamento para a Construção de Pequenas Barragens oferece crédito de até R$ 150 mil, com recursos do Fundo de Fortalecimento da Economia Capixaba (Fortec), em parceria com a Secretaria de Agricultura (Seag). Os financiamentos cobrem todas as etapas, desde o projeto até a conclusão da obra. Cada propriedade pode apresentar um projeto para barragens de até cinco hectares ou 50 mil m³ de capacidade.