Esta semana, a atriz Larissa Manoela, de 22 anos, surpreendeu ao anunciar o rompimento com os pais, com os quais dividia suas empresas e a administração dos seus bens.
De acordo com a atriz, os pais ocultavam detalhes das sociedades onde eles participavam, uma das quais Larissa tinha apenas 2%, enquanto seus pais tinham controle administrativo e financeiro de grande parte dos seus bens e empresas sem prévia autorização.
A importância do aconselhamento profissional
Ao assinar contratos com cláusulas empresariais é essencial contar com o aconselhamento de um profissional para evitar problemas de divisão de bens e responsabilidades, afirma o advogado e Sócio Diretor da Nelson Wilians Advogados, Sérgio Vieira.
“Acordos de sócios são ferramentas importantes para dispor sobre detalhes fundamentais para a sociedade,como divisão de tarefas, peso de decisões, rendas e responsabilidades, mas para isso é fundamental que haja o acompanhamento de um advogado em ambas as partes para garantir que essa divisão será justa e evitar problemas futuros ao tentar encerrar ou renegociar o contrato”.
Quais cláusulas merecem mais atenção?
“Todo o contrato deve ser analisado cuidadosamente por um advogado antes de ser assinado, mas algumas cláusulas merecem mais atenção, como a participação dos sócios, o poder de tomada de decisões, competências e responsabilidades, divisão de lucros e bens e resolução de disputas” Explica Sérgio Vieira.