De acordo com um novo levantamento feito pela Contabilizei, com base em registros presentes no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJs), da Receita Federal, apenas no primeiro semestre de 2023 o Brasil teria perdido 427.934 empresas, excluindo os MEIs.
Os dados alarmantes chamam a atenção de empresários para garantir a longevidade de suas empresas, o que, segundo o advogado e Sócio Diretor da Nelson Wilians Advogados, Sérgio Vieira, pode ser feito com o auxílio de uma assessoria jurídica.
“Além de diversos outros aspectos que podem ser considerados para a reestruturação de uma empresa, ter o acompanhamento de um advogado empresarial é essencial para garantir o cumprimento de obrigações fiscais, leis trabalhistas, elaborar contratos e realizar negociações mais vantajosas, além de especificar melhor sociedades empresariais, o que ajuda a tornar a empresa mais saudável e estável”.
Economia e organização
“Ter um acompanhamento jurídico permite à empresa uma organização fiscal, contratual e financeira pois facilita a adequação às normas e evita processos futuros, o que também gera economia à empresa”.
“Até mesmo em momentos de crise o auxílio profissional pode ajudar, seja através da renegociação de débitos e contratos ou do pedido de recuperação judicial, medidas que podem ajudar a reerguer a empresa” Explica Sérgio Vieira.